A constituição outorgada em 1824, no seu artigo 122 afirmava que: "Durante sua menoridade, o império será governado por uma regência em número de três até que o herdeiro do trono complete 18 anos". A classe política decidiu confiar o governo do país à um único regente.
Soluções para a tarefa
O período regencial brasileiro é considerado um período de transição entre o primeiro e segundo reinado, indo de 1831 a 1840. Consiste entre o lapso temporal da abdicação de D. Pedro I e a possibilidade de D. Pedro II assumir o trono, pois ainda não possuía idade mínima.
Foi um período marcado por diversas rebeliões, com algumas revoltas como Cabanagem, Balaiada, Sabinada e Farroupilha, e explicitavam a necessidade da melhora da condição de vida. Também foi o período de união de todos os setores e elites conservadoras da sociedade para manutenção de seu poder.
Resposta: O período regencial brasileiro é considerado um período de transição entre o primeiro e segundo reinado, indo de 1831 a 1840. Consiste entre o lapso temporal da abdicação de D. Pedro I e a possibilidade de D. Pedro II assumir o trono, pois ainda não possuía idade mínima.