ENEM, perguntado por harleyamaral3015, 9 meses atrás

a constituição federal é a norma fundamental, ou seja, é nela que buscamos o fundamento de validade de todas as normas existentes no ordenamento jurídico. todas as situações jurídicas devem com ela guardar relação de compatibilidade, sob pena de não nascerem válidas. a partir das informações do texto, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:

Soluções para a tarefa

Respondido por tagliettimariana
8

 Você acabou esquecendo de por as alternativas, segue abaixo:

a.  A articulação entre as funções do poder legislativo, executivo e judiciário, que funciona como um verdadeiro “sistema de freios e contrapesos", não foi recepcionada pela legislação brasileira.

 Falso. A tripartição dos poderes está elencada no Art. 2º da CF/1988.

b.  Enquanto ao poder judiciário cabe a tarefa de solucionar os conflitos que lhe são apresentados, ao poder legislativo caberá a elaboração de leis e administração do Estado.

 Falso. Quem garante a administração do Estado é poder executivo.

c.  A possibilidade de controle da constitucionalidade dos atos normativos pressupõe a isonomia da Constituição, em relação ao ordenamento jurídico pátrio.

Falso, o que pressupõe a isonomia Constitucional é a igualdade material, que assegura oportunidades iguais, considerando as condições diferentes.

d.  Tanto o poder conferido aos órgãos estatais, quanto às limitações impostas, são frutos de um pacto verbal realizado entre os membros de um determinado povo.

Falso. Eles estão presentes nas normas jurídicas e são pré-estabelecidas.

e.  Controlar a constitucionalidade de ato normativo, significa impedir a subsistência de norma contrária à Constituição.

Correta, a constituição é a carta Magna e todas as outras leis devem subordinação a ela, portanto, não podem ir de encontro com a mesma.

Segue abaixo o link de uma pergunta parecida com a sua que pode te ajudar a esclarecer mais: https://brainly.com.br/tarefa/18402999

Respondido por tedifernandes
5

Resposta:

Resposta correta letra E

Explicação:

A Constituição Federal é a norma fundamental, ou seja, é nela que buscamos o fundamento de validade de todas as normas existentes no ordenamento jurídico. Todas as situações jurídicas devem com ela guardar relação de compatibilidade, sob pena de não nascerem válidas.

A partir das informações do texto, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:

Selecione uma alternativa:

a)

A articulação entre as funções do poder legislativo, executivo e judiciário, que funciona como um verdadeiro “sistema de freios e contrapesos", não foi recepcionada pela legislação brasileira.

b)

Tanto o poder conferido aos órgãos estatais, quanto às limitações impostas, são frutos de um pacto verbal realizado entre os membros de um determinado povo.  

c)

Enquanto ao poder judiciário cabe a tarefa de solucionar os conflitos que lhe são apresentados, ao poder legislativo caberá a elaboração de leis e administração do Estado.

d)

Controlar a constitucionalidade de ato normativo, significa impedir a subsistência de norma contrária à Constituição.

e)

A possibilidade de controle da constitucionalidade dos atos normativos pressupõe a isonomia da Constituição, em relação ao ordenamento jurídico pátrio.

Perguntas interessantes