ENEM, perguntado por giovaneramos8575, 1 ano atrás

A Constituição Federal de 1988 inaugura no país novo cenário de abertura ao processo democrático e ao amplo conceito de cidadania. Leia o trecho abaixo e identifique sobre o que o mesmo se trata: "Tem papel deliberativo sobre a política de atenção à infância e à adolescência, presente respectivamente nos municípios, Estados e União, pautando-se sempre no princípio da democracia e ampla participação popular, por meio da articulação com os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos."

Soluções para a tarefa

Respondido por kauaif2008
17

Resposta:

A Constituição de 1988, conhecida como Constituição Cidadã, é a que rege todo o ordenamento jurídico brasileiro hoje. Desde a independência do Brasil em 1822, é a sétima constituição que nosso país tem – e a sexta desde que somos uma República. A Constituição de 1988 faz 30 anos em 2018 e é um marco aos direitos dos cidadãos brasileiros, por garantir liberdades civis e os deveres do Estado. Em 05 de outubro de 1988, sua promulgação foi marcada pelo discurso do então deputado federal e participante da Assembleia Constituinte, Ulysses Guimarães:  

espero ter ajudado∞

Explicação:


Monika2408: Faltaram as alternativas,por isso Kaua,vc não respondeu corretamente a questão, mas agradeço a boa intenção.
Monika2408: resposta corretta, Alternativa C = Alternativa 3:
Conselhos de Direitos das Crianças e Adolescentes.
Respondido por leorodrigues77
22

Resposta:

Alternativa - C - Conselhos de Direitos das Crianças e Adolescentes.

Explicação:

Os Conselhos de Direitos tem esse papel deliberativo e estão presentes em âmbito local, regional e nacional. São responsáveis pela realização das conferências, instâncias deliberativas e consultivas onde há ampla participação popular.


edsonvalmor49: O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - Conanda, responsável por deliberar sobre a política de atenção à infância e à adolescência, pautado sempre no princípio da democracia participativa, tem buscado cumprir seu papel normatizador e articulador, ampliando os debates e sua agenda para envolver efetiva e diretamente os demais atores do Sistema de Garantia dos Direitos.
Monika2408: Correto Edson. Alternativa C ou Alternativa 3:
Conselhos de Direitos das Crianças e Adolescentes.
Perguntas interessantes