Biologia, perguntado por rebeka38, 1 ano atrás

A constituição e a função das seguintes especializações da membrana plasmática:
Microvilosidades;
Interdigitações;
Desmossomós;
Plasmadermos;
Junção gap;
Glicocálix.?
Pessoal me ajudem por favor a resolver essa questão....

Soluções para a tarefa

Respondido por moisespiraju
7
vamos lá:

MICROVILOSIDADES: são finíssimas evaginações (saliências para o exterior da célula) digitiformes (forma de dedo) que aparecem na superfície livre da membrana celular. Para manter esse formato, possuem filamentos de proteína (actina) no seu interior. Aparecem, por exemplo, no epitélio de revestimento interno do intestino delgado - FUNÇÃO: aumentar a superfície de absorção

INTERDIGITAÇÕES: A membrana plasmática de uma célula sofre, ao longo de sua superfície de contato com outra célula vizinha, uma série de invaginações (dobras da membrana para o lado interno da célula). A membrana da célula vizinha projeta-se para o interior dessas invaginações, formando interdigitações. Essas formações aumentam a superfície entre as duas células, facilitando o intercâmbio de substâncias e possibilitando, ao mesmo tempo, maior coesão entre elas.

DESMOSSOMOS: São formados por filamentos de proteínas que se depositam na membrana celular. Ambos as células possuem estes filamentos, que entrelaçam no espaço intercelular, formando pontos de grande aderência entre elas. São ainda corpúsculos densos que desaparecem na membrana de células adjacentes na maioria dos tipos epiteliais de revestimento, com a função de proporcionar coesão entre as células. 

PLASMADERMOS: O mesmo que, plasmodesmos = são canais responsáveis pela conexão citoplasmática entre células vizinhas, possibilitando a troca de moléculas de informação, funcionais, estruturais ou ainda de xenobióticos entre as células pertencentes a um mesmo grupo. Células pertencentes ao mesmo conjunto (domínio) constituem-se numa unidade funcional, e substâncias podem se mover entre estas células com velocidade muito superior à observada no transporte através de membranas. 

JUNÇÃO GAP: 
Conhecidas também por nexos, junção em hiato ou gap junction, são partículas cilíndricas que fazem com que as células entrem em contato umas com as outras, para que funcionem de modo coordenado e harmônico. Esses canais permitem o movimento de moléculas e íons, diretamente do citosol de uma célula para outra.

GLICOCÁLIX: É secretado pelo complexo de Gongi e observado em células animais e muitos protistas. O glicocálix é um envoltório formado de moléculas de glicídios (açucares) frouxamente entrelaçadas. Os açucares que formam o glicocálix retêm nutrientes, enzimas e outras proteínas, constituindo, ao redor da célula, uma camada de composição química diferente para cada ser vivo. Essa composição exclusiva faz com que uma célula reconheça outras células vizinhas, permitindo assim a sua união para a formação dos tecidos.
Perguntas interessantes