A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 encontra-se vigente até o momento, a chamada Constituição Cidadã. Como as demais constituições, seus preceitos são, em um determinado momento histórico, regrar e harmonizar as confusões, os conflitos e interesses dos membros de uma sociedade. Com base nessas informações, analise as sentenças a seguir:
I- O presidente da Câmara dos Deputados, Ulysses Guimarães, declarou, em 27 de julho de 1988, a entrada em vigor da nova Constituição Federal, que tinha sido batizada de Constituição Cidadã. Entende-se que a descrição foi dada em razão do Brasil ter acabado de sair da Ditadura Militar. A Assembleia Nacional Constituinte era composta por 487 deputados e 72 senadores.
II- Em 21 de abril de 1993, ocorreu um plebiscito no Brasil para determinar a forma e o sistema de governo do país, realizado para dissipar dúvidas que pairavam nos meios acadêmicos.
III- A nova Constituição tinha uma ideologia mais para presidencialismo do que para parlamentarismo.
IV- Após a redemocratização do Brasil, uma emenda da nova Constituição de 1988 determinava a realização de um plebiscito. Os eleitores iriam decidir se o país deveria ter um regime republicano ou monarquista, controlado por um sistema presidencialista ou parlamentarista.
Assinale a alternativa CORRETA
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
I e IV
Explicação:
Perguntas interessantes