A constituição da gravidez na adolescência como um problema social é recente e há algumas condições sociais que propiciaram a emergência dessa questão como mobilizadora de diferentes atores. A visibilidade do fenômeno acompanha algumas mudanças, como, por exemplo, nos padrões de gênero para as mulheres e as concepções sobre as fases da vida, que redefiniram as expectativas para a adolescência. Esses fatores influenciaram o olhar que passou a se dar para a gravidez precoce e a sua emergência como problema em discursos médicos e psicológicos. Sendo assim, com o objetivo de realizar uma intervenção que faça sentido às experiências locais, você deve propor uma ação que inclua as adolescentes como protagonistas do debate sobre o tema "parentalidade, sexualidade e gravidez na adolescência". Explique como seria essa ação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A ação pode se dar por meio da organização de um grupo em que as adolescentes falem sobre as suas experiências sobre o tema, utilizando diferentes recursos que as coloquem como protagonistas do debate.
A atividade criará um espaço de diálogo e discussão com as adolescentes a partir da compreensão delas sobre o impacto da gravidez em suas biografias, bem como o entendimento das trajetórias juvenis e o lugar da gravidez nas relações familiares e de gênero, para que se possa, dessa forma, avaliar em conjunto a repercussão da gravidez na adolescência, considerando o contexto específico vivido pelas jovens participantes e os fatores que estimulam ou previnem que isso ocorra.
Explicação:
Essa ação pode ser colocada em prática a partir de políticas de assistência, ou seja, o atendimento que as mães adolescentes em estado de gravidez precisam ter, deve partir do diálogo e do debate, sobre o impacto da gestação em idade precoce nas suas vidas.
Como essa inciativa pode ser efetiva?
Buscando a partir dessa ação entender como as condições de vida e as desigualdades afetam a gravidez na adolescência, além das organizações desses recursos, como forma de protagonizar os contextos específicos e amplos, dando voz para essas mulheres, além de fornecer apoio psicológico como um todo.
Por fim, as políticas de assistência visam padronizar as melhorias no ambiente social, ou seja, promover a ampliação dos serviços de assistências, além de contribuir para as comunidades locais, como no caso da gravidez na adolescência.
Mais sobre a gravidez na adolescência:
https://brainly.com.br/tarefa/11733329
#SPJ2