A constitucionalização do Direito Civil levou ao alargamento dos interesses juridicamente tuteláveis. Neste passo, a responsabilidade por danos extrapatrimoniais ganhou relevo, na figura do dano moral. Com base nesta afirmação marque a alternativa correta:
(A) A dignidade da pessoa humana somente pode ser considerada para responsabilização por dano moral quando se tratar de norma ou direito constitucionalmente previsto.
(B) A figura do dano moral deve ser entendida como a violação de um direito subjetivo vinculado à noção de antijuridicidade.
(C) A responsabilidade por dano moral pressupõe a existência de um direito objetivamente considerado, em decorrência do disposto no texto constitucional.
(D) A violação de um interesse extrapatrimonial pode acarretar na responsabilização do agente que praticou a conduta violadora, desde que grave o suficiente para ser considerada lesiva.
(E) Levando em consideração que dano moral pode ser considerado como lesão a princípios relacionados com a dignidade da pessoa humana, como a liberdade e a igualdade, o conflito existe entre estes princípios pode ser resolvido pelo critério da hierarquia existente entre eles.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Sobre os aspectos do dano moral, temos que a resposta certa é a:
(B) A figura do dano moral deve ser entendida como a violação de um direito subjetivo vinculado à noção de antijuridicidade.
Isso porque o dano moral pode ser entendida na sua forma subjetiva tendo em vista um dano extramatrimonial que poderá vir junto ou separado do dano material em si.
Nesse sentido, temos que o dano moral deverá ser arbitrado pelo juiz na medida razoável que ele entender a extensão da conduta lesiva pela parte ré.
espero ter ajudado!
suellensilvapereira:
Resposta correta alternativa: (D) A violação de um interesse extrapatrimonial pode acarretar na responsabilização do agente que praticou a conduta violadora, desde que grave o suficiente para ser considerada lesiva.
Respondido por
0
Resposta:
A figura do dano moral deve ser entendida como a violação de um direito subjetivo vinculado à noção de antijuridicidade.
Explicação:
Perguntas interessantes
Inglês,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Filosofia,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás