A consolidação das políticas vinculadas à redução de danos sugere que os resultados dos tratamentos nos quais não se exige automaticamente uma abstinência permite que o usuário de álcool e outra drogas resgate sua autonomia individual e seja incentivado à mobilização social. Considere as seguintes afirmações:
Soluções para a tarefa
Resposta:
– O conceito de redução de danos vem sendo consolidado como um dos eixos norteadores da política do Ministério da Saúde para o álcool e outras drogas.
Verdadeiro. Embora o Ministério da Saúde trabalhe com iniciativas voltadas para o suporte social ao usuário e promoção da abstinência, a redução de danos é um dos pontos que recebem atenção na Política Nacional sobre Drogas.
II – A partir do paradigma da redução de danos, permite-se que o usuário encontre-se numa situação de maior marginalização, pois acaba cedendo ao vício em álcool e outras drogas e deixa de se reconhecer enquanto indivíduo biológico e ser social.
Falso. A redução de danos vai na direção oposta da afirmação, ela busca garantir a humanização e a socialização do usuário de drogas, mesmo que ele não se encontre em situação de abstinência.
III – São estratégias de redução de danos a ampliação do acesso aos serviços de saúde, especialmente dos usuários que não têm contato com o sistema de saúde, por meio de trabalho de campo; a distribuição de insumos (seringas, agulhas, cachimbos) para prevenir a infecção dos vírus HIV e Hepatites B e C entre usuários de drogas; a elaboração e distribuição de materiais educativos.
Verdadeiro. A redução de danos busca garantir que o usuário de drogas tenha a garantia de uma qualidade de vida e saúde mínima; evitar a transmissão de doenças por instrumentos infectados por sangue ou saliva e promover a conscientização do usuário sobre os riscos que corre são algumas estratégias nesse sentido.
A resposta é a alternativa b. Apenas as afirmações I e III estão corretas