a) Considerando o Fórum Econômico Mundial de Davos e o Fórum Social Mundial, quais setores
sociais eles representam e qual é a visão de cada um deles sobre a globalização?
b) A Bolsa de Valores de Nova Iorque (New York Stock Exchange) está localizada em Wall Street
(rua), em Manhattan. Existe uma simbologia no movimento em “ocupar” esse local? O que os
manifestantes do Ocupe Wall Street demonstraram com a escolha desse nome? Explique com suas
palavras.
c) De que maneira a economia globalizada, segundo os movimentos sociais apresentados,
desencadeia desigualdades econômicas e sociais?
d) É possível pensar o mundo com uma globalização que seja inclusiva, democrática e solidária?
Explique sua opinião.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) Ambos os eventos representam setores econômicos, políticos e sociais de várias partes do mundo. De um lado, o Fórum Econômico Mundial tem uma visão positiva da Globalização, que representa a interação contínua (principalmente na parte comercial) entre os países do mundo.
B) Protestar contra a desigualdade social e a corrupção das empresas. O slogan da Occupy Wall Street é "We Are the 99%" ("Nós somos 99%), que faz uma alusão ao 99% da sociedade que não vai mais tolerar a ganância do 1% mais rico. Eles demonstram que a estratégia é manter uma ocupação constante de Wall Street, o setor financeiro da cidade de Nova Iorque. As pessoas se organizam em assembleias gerais, nas quais todas podem falar e participar das decisões coletivas.
C) Globalização econômica vincula-se à exclusão social a partir do momento em que a expansão massiva dos meios tecnológicos e de informação não atinge de forma democrática toda a população do planeta, favorecendo o acúmulo de riqueza para os mais ricos e dificultando, assim, a emancipação social dos mais pobres.
D) O processo de globalização tem suscitado várias reflexões e críticas, que apontam para o fato de que a globalização tende a aumentar ainda mais as desigualdades sociais, fazendo com que a concentração da riqueza mundial esteja cada vez mais nas mãos de poucos, aumentando a situação de pobreza e miséria social. dentre os críticos podemos situar milton santos, autor da obra: por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal, em torno do qual se baseiam as reflexões presentes neste texto.
ESPERO TER AJUDADO ; )
SE PODER MARQUE COMO MELHOR RESPOSTA, FICAREI AGRADEÇIDO :)
a) O Fórum Econômico Mundial de Davos representa os países ricos, a elite financeira mundial e lideranças empresarias. A visão deste grupo sobre a globalização é a de que ela pode ser benéfica para expandir mais facilmente os interesses do capitalismo.
O Fórum Social Mundial representa setores sociais que acreditam que é possível que haja uma transformação social global, onde seja possível melhorar a vida das pessoas através da globalização ao invés de apenas aumentar a distância social entre os mais ricos e mais pobres.
b) Há uma simbologia para a ocupação de Wall Street, pois o local já foi uma das sedes do capitalismo norte-americano, onde estavam localizados escritórios de grandes bancos e empresas que definiam os rumos da economia global.
Sua ocupação significava que os manifestantes estavam cientes que muitos dos problemas relacionados aos rumos do capitalismo global que prejudicava os menos favorecidos vinham de decisões tomadas em localidades presentes em Wall Street.
c) Segundo os textos apresentados, a economia globalizada promove desigualdades através de vantagens econômicas que são concedidas a países ricos como aquela que foi discutida no Fórum Econômico Mundial de Davos, além da corrupção e ganância do mercado financeiro, questionado pelo movimento “Ocupe Wall Street”.
d) É possível que a economia global seja inclusiva. Para que isto ocorra, é necessário que os países criem regras justas para que o comércio internacional possa promover maiores oportunidades de crescimento de todos os países sem que os países ricos tenham benefícios com as desvantagens dos países pobres.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/25202900