Saúde, perguntado por ambientalwelton, 5 meses atrás

A conservação dos alimentos está diretamente ligada à capacidade de sobrevivência ou de multiplicação dos microrganismos neles presentes. Os fatores que interferem na conservação dos alimentos podem ser intrínsecos, quando relacionados com as características próprias do alimento, ou extrínsecos, quando relacionados com o ambiente onde o alimento se encontra. Sobre os fatores que interferem na deterioração dos alimentos, assinale a alternativa correta:

A. a) Os alimentos com maior concentração de nutrientes são os que estão menos sujeitos à deterioração, pois a presença desses constituintes auxilia no processo de redução do crescimento de microrganismos.
B. b) Os alimentos de acidez elevada são os mais sujeitos à multiplicação microbiana, especialmente de bactérias mesófilas, consideradas patogênicas.
C. c) As temperaturas abaixo de 5°C ou acima de 65°C favorecem a proliferação de microrganismos nos alimentos.
D. d) A quantidade de oxigênio presente no meio ambiente pode influenciar a conservação dos alimentos. Existem os microrganismos aeróbios, que somente se reproduzem e crescem na presença de oxigênio. Os anaeróbios, por sua vez, se reproduzem e crescem mesmo em ambientes com ausência de oxigênio. Também existem os microrganismos facultativos, que se desenvolvem independentemente da existência ou não de oxigênio no meio ambiente.
E. e) A baixa umidade favorece a conservação dos alimentos, sendo que a alta umidade do meio ambiente influencia diretamente as atividades de água nos alimentos, que, por sua vez, influenciam a contaminação e a deterioração. Temperatura e umidade têm relação direta: quanto mais alta a temperatura, menor deverá ser a umidade relativa do ar.

Soluções para a tarefa

Respondido por llingmaster
1

Resposta:

letra C

Explicação:

Manter a temperatura entre 5 ºC e 65 º C favorece a proliferação de microrganismos, e por consequência a deterioração microbiana dos alimentos. Essa faixa de temperatura abrangente demonstra como os microrganismos podem viver em temperaturas similares às nossas.

Para aumentar o tempo de conservação de alimentos aconselha-se manter temperaturas abaixo dos 5 graus celsius ou acima dos 65 graus.

Daí o costume dos alimentos serem guardados em freezers e geladeiras, pois o frio aciona duas formas de proteção: diminui a atividade da água e ainda coloca o alimento em uma temperatura que torna difícil a vida microbiana.

Neste caso, entram as carnes, vegetais, legumes e frutas.

Perguntas interessantes