A consequência da diferença no tratamento contábil de custos e despesas é que a empresa pode consumir recursos na fabricação de um produto, mas, somente quando não o vender imediatamente e este fato afetaria a formação do resultado do exercício.
Explique de que forma afetaria o resultado da empresa se não ocorresse a distinção entre Custos e Despesas e os estoques não fossem totalmente utilizados (consumidos)?
Soluções para a tarefa
Não distinguir custos e despesas faria com que a empresa fizesse os investimentos no lugar e momento errado, havendo desperdícios. Se os estoques não fosse totalmente consumidos, haveria desperdício de dinheiro, pessoal e equipamentos, representando um investimento paralisado.
O que são custos e despesas?
Os custos e as despesas são muitas vezes confundidos. Enquanto o custo é o gasto referente à produção de bens ou serviços, a despesa é o gasto relativo à manutenção do negócio. Por exemplo, a fim de manter a empresa é preciso comprar materiais de escritório, tratando-se, portanto, de uma despesa. Mas os gasto com a compra de matéria-prima é um custo. Se não houver essa distinção, a empresa não vai identificar desperdícios. É preciso diferenciar, então, custos e despesas para que o resultado da empresa não seja prejudicado.
O que é o estoque?
Estoque é o setor de armazenamento de bens. Esses bens podem ser os materiais usados na manutenção da empresa ou podem ser os bens que vão ser comercializados. É preciso gerir adequadamente o estoque para saber o momento certo de entradas e saídas.
Se um setor da empresa precisa de remessas de papel a cada quinze dias, a gestão de estoques precisa se organizar com os fornecedores para não faltar material. A mesma lógica se aplica aos bens que vão ser vendidos pela organização. Um estoque cheio não é sinônimo de sucesso.
Se os estoques não fossem totalmente utilizados haveria desperdício de dinheiro, de equipamentos de armazenamento e de pessoas para gerir os estoques. Ademais, os insumos se tornariam obsoletos. Trata-se de um investimento paralisado. Afinal, cada material tem um prazo para repor e uma quantidade apropriada para cada momento. Além disso, a compra de matéria-prima pode ser alta num período de grande demanda, mas baixa num outro.
Entenda mais sobre custos e despesas aqui: https://brainly.com.br/tarefa/46907397
#SPJ1