A conquista sanguinária da América espanhola é dominada por [uma] paixão frenética. Rio da Prata, Rio do Ouro, Castela do Ouro, Costa Rica, assim se batizavam as terras que os conquistadores desvendavam ao mundo... (Paulo Prado. "Retrato do Brasil". 1928.) A "paixão frenética" da conquista da América a que se refere o autor está relacionada a) à irracionalidade da expansão comercial e marítima europeia, realizada sem conhecimentos tecnológicos adequados. b) ao esforço de solucionar a crise da economia europeia motivada pela escassez do meio circulante. c) à ação da burguesia espanhola que agiu isoladamente, dado o desinteresse do governo espanhol pelos territórios americanos. d) ao acordo entre banqueiros e sábios europeus para ampliar o conhecimento científico e facilitar a exploração eco- nômica da região. e) às condições de crise econômica das populações nativas dominadas pelo império dos astecas e dos incas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
37
b) ao esforço de solucionar a crise da economia europeia motivada pela escassez do meio circulante.
A conquista sanguinária a que o texto se refere está relacionada ao entendimento de que a América Espanhola vivia um período de retração econômica, em um meio dominado por outras potências europeias.
Por conta disso, concentrou todos seus esforços, representados pelo armamento bélico, mão-de-obra, na busca da conquista dos territórios incas e astecas.
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Espanhol,
1 ano atrás