A CONQUISTA DOS PORTUGUESES NA ÁFRICA
Os portugueses foram um dos primeiros países a dominar o continente africano. Entre essas motivações para a
colonização da costa da África pelos portugueses, não podemos deixar de destacar, o interesse da Igreja Católica
em conquistar mais fieis em resposta a reforma protestante. Além é claro do interesse econômico e o de encontrar um novo caminho para as Indias. Com o avanço da tecnologia da navegação em toda Europa, facilitando uma melhor análise das rotas marítimas, foi decidido que esta nova rota seria pela África. Daí surgiu o primeiro interesse em transformar os locais "descobertos" em colônias, com o interesse imediato de estabelecer entrepostos para as grandes navegações.
Porém os portugueses perceberam que as colônias tinham um potencial muito maior do que servir como
entreposto (parada para os navios) e começou a se explorar as riquezas do território.
Portugal começou a investir na produção da cana-de-açúcar na maioria das colônias que estavam em seu poder.
gerando riqueza para a coroa portuguesa.
A cana-de-açúcar se mostrou uma experiência bem sucedida no começo, mais o expansionismo português não tinha se resumido a África como todos sabem e foi nesta conquista de novas colônias no chamado novo mundo (continente americano) que a agricultura africana começou a ter problemas. A concorrência com o Brasil, levou a uma crise neste tipo de cultura, fazendo o interesse português diminuir em relação a cana de açúcar e focar na exploração e compra de escravos.
Este foi sem dúvida o mais cruel sistema de exploração das colônias africanas, afetando diretamente o seu povo, e os transformando na própria mercadoria a ser oferecida, o ouro negro português, que serviu de mão de obra não só para o Brasil, como também para diversas partes do mundo. Vários outros países europeus realizaram uma partilha feita de maneira arbitrária, não respeitando as características étnicas e culturais de cada povo, unindo tribos aliadas com tribos inimigas. No fim do século XIX, início do XX, muitos países europeus foram até a África em busca das riquezas presentes
no continente. Esses países dominaram as regiões de seu interesse e entraram em acordo para dividir o continente.
Porém os europeus não cuidaram com a divisão correta das tribos africanas, gerando assim muitas guerras internas.ATIVIDADE
1. A colonização portuguesa na África foi positiva ou negativa para os povos africanos?
2. Explique como ocorreu a colonização da África
3. Quais são os interesses dos portugueses em colonizar a África?
4. Elabore 3 questões com resposta sobre o texto.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 negativa
2Pode dizer-se que a colonização recente da África iniciou-se com os descobrimentos e com a ocupação das Ilhas Canárias pelos portugueses, no princípio do século XIV. ... As potências europeias desenvolveram uma "corrida à África" massiva e ocuparam a maior parte do continente, criando muitas colônias.
3O primeiro lugar que os portugueses chegam no continente africano foi em Ceuta, no Norte, em 1415. Em princípio estabeleceram comércio com os povos da região. Os interesses portugueses nesse momento eram principalmente encontrar uma nova rota para as Índias e produtos rentáveis para o mercado europeu.
4 qual foi o o primeiro pais a dominar o continente africano?
QUAL PAIS ENVESTIL NA CANA DE AÇUCAR?
em que século ocorreu a escravização
Explicação: