A conquista do meio terrestre pelas plantas começou pelas briófitas. As briófitas são plantas primitivas que não produzem flores, frutos e sementes. Sobre as briófitas responda: Qual a novidade evolutiva que proporcionou a conquista do meio terrestre e por que as briófitas não conseguem atingir grandes tamanhos?
Soluções para a tarefa
PARTE 1: EVOLUÇÃO
Algas verdes pluricelulares vivem na água e não possuem raízes.
Para que as plantas colonizassem a terra seca, era necessário então que: absorvessem água e se fixassem em locais, além de que também era vantajoso possuir estruturas de sustentação e órgãos específicos.
Desta forma, as briófitas possuem rizóides (para se fixar e absorver água), caulóides com tecidos mais desenvolvidos e folíolos, que são órgãos especializados em realizar fotossíntese.
PARTE 2: O PROBLEMA DO TAMANHO
Tamanho é uma questão trabalhosa para os seres vivos. Se você vive na água, o seu tamanho não é tão controlado pela gravidade, mas se você vive na terra, é necessário possuir um corpo proporcionalmente forte para sustentar seu peso.
Outro fator: Células precisam respirar (absorver gás oxigênio para quebrar ATP), se nutrir (absorver carboidratos para formar ATP) e especificamente células vegetais precisam realizar fotossíntese (absorver água e CO2 para formar carboidratos). Células também precisam de nutrientes e água para formarem suas estruturas.
Se um organismo cresce muito, as células longe da superfície do corpo, ficarão sem nutrientes, água, carboidratos, CO2 e oxigênio. Por isso os organismos tendem a desenvolver sistemas vasculares e superfícies longas para corpos finos (como no caso de vermes e algas).
Algas são longas, finas e vivem na água, por isso, o tamanho não é um problema para elas. Elas absorvem tudo o que é necessário através da difusão.
Briófitas, no entanto, não vivem na água e também não possuem sistema vascular, o que impossibilita estas plantas de possuírem grandes tamanhos.