Biologia, perguntado por Layssaldas, 11 meses atrás

A conquista do ambiente terrestre é conhecida até hoje como um grande marco evolutivo para a vida na Terra como é conhecida hoje. Sabemos que diversas características evolutivas foram necessárias para que esse marco pudesse acontecer, dentre elas, pele impermeável, pulmões, ovo amniótico e excretas nitrogenadas.

Sobre as características evolutivas citadas podemos falar do desenvolvimento pulmonar e em como ele teve um grande peso em permitir tamanha conquista. Porém o primeiro pulmão a surgir não era tão eficiente em realizar trocas gasosas suficientes para que os animais pudessem depender somente dele, forçando cada grupo a fazer uso de mais de uma maneira de respiração para se manterem vivos.

Qual foi a adaptação necessária para que o pulmão pudesse se tornar mais eficiente?



A
Realização de dois tipos de respiração, a pulmonar e a branquial.

B
Aumento da superfície de contato com o oxigênio, com um número maior de dobras internas do pulmão.

C
Aumento da vascularização no trajeto de passagem da água pela estrutura pulmonar.

D
Utilização da pele como maior superfície de contato, permitindo trocas gasosas eficientes.

E
Diminuição da superfície de contato com o oxigênio, reduzindo o número de dobras internas do pulmão.

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
7

A alternativa B) é a correta.

A respiração é feita através de vários movimentos que permitem que o ar entre nos pulmões e seja absorvido, e para isso ele teve um grande aumento da superfície de contato com o oxigênio, aumentando o número de dobras internas do pulmão.

A respiração é a ato de inspirar oxigênio para dentro do corpo ao mesmo tempo em que o dióxido de carbono e outras substâncias são expiradas do corpo.

Sendo esses, esses dois movimentos estão intimamente ligados, sendo um necessário para a execução do outro corretamente.

Perguntas interessantes