“A conquista das terras ibéricas obrigou os cristãos a se submeterem-se ao Islão ou a se refugiarem no norte da península [Ibérica], onde constituíram-se pequenos reinos independentes, que depois viriam a formar Portugal e Espanha. Em meados do século 9º, os cristãos ganharam um valioso reforço. Em Compostela (de compostum, cemitério), foram descobertos restos mortais identificados como sendo do apóstolo Tiago. A descoberta teve notável repercussão em toda a cristandade. Santiago de Compostela, como o local passou a ser chamado, atraiu peregrinos de toda a Europa. A proximidade dos domínios muçulmanos aumentava os riscos e a importância das peregrinações. A partir do século 11, cavaleiros cristãos dirigiam-se para lá, ampliando as forças militares contra os ‘infiéis’. Uma guerra santa era travada em solo ibérico.”
A fundação da cidade de Santiago de Compostela se relaciona aos eventos que contribuíram para o processo de formação das monarquias nacionais de Portugal e Espanha porque
A
as Guerras de Reconquista, baseados na fé cristã católica, construíram a identidade cultural e política dos países ibéricos.
B
a Guerra dos Cem anos, baseada nas disputas políticas entre os reinos ibéricos, contribuiu para a união política contra os islâmicos.
C
a Guerra dos Cem anos, baseada nas disputas entre Inglaterra e França, garantiram o fortalecimento de Espanha e Portugal na Península Ibérica.
D
as Guerras de Reconquista, baseadas na lógica militar de suserania e vassalagem, permitiu o aprofundamento do feudalismo na Península Ibérica.
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
Resposta:
B
Explicação:
A Guerra dos Cem anos, baseada nas disputas políticas entre os reinos ibéricos, contribuiu para a união política contra os islâmicos.
Respondido por
2
Resposta:
letra B
Explicação:
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Saúde,
8 meses atrás
História,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Informática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás