História, perguntado por vivialmeida9387, 1 ano atrás

a conquista da ásia e da áfrica durante a segunda metade do século xix? heeelllpppp :)

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
0
Até o início da década de 1880, a África continuava tendo uma configuração de dominação concentrada nas bordas do continente. Como foi dito anteriormente, ainda não havia surgido a necessidade de uma ocupação do interior da África, pois até meados do século XIX a África, basicamente, era uma fonte de mão-de-obra escrava para as colônias americanas, os africanos continuariam sendo explorados pelos europeus, porém agora em sua própria terra. 
A Ásia, da mesma forma, ainda não havia mudado em relação às áreas de dominação que já existiam do período das grandes navegações. A França começava a efetivar sua influência sobre a região da Indochina; a China já havia passado por duas guerras do Ópio(1839-1842 e 1856-1860), mas ainda exercia forte influência sobre os países ao seu redor. O processo de ação Imperialista no continente ainda estava despontando. 
A construção do Canal de Suez, projeto francês em território egípcio, foi construída aproveitando um trecho de um antigo canal que ligava o Mar Vermelho ao Mediterrâneo usando um trecho do rio Nilo; essa ligação existia desde os tempos do Egito antigo, há mais de 2000 anos atrás e foi descoberta por Napoleão Bonaparte quando fazia uma viagem pelo Egito no final do século XVIII. O Canal de Suez ficou pronto em 1869, sendo controlado, inicialmente, pelo próprio Egito, mas como foram os ingleses que financiaram as obras e o governo egípcio não repassou o montante o controle do canal passou às mãos dos ingleses em 1882. Dominar o Canal e as regiões ao seu redor(Egito-1882-, Sudão-1898-e Somalilândia Britânica-1884) foi essencial para a mudança de relação colonial que a Inglaterra passava a ter com a Índia. 
CHINA E JAPÃO: DOIS DESTINOS OPOSTOS 
Tanto China quanto Japão representam culturas milenares que formaram grandes impérios no passado. Apesar disso, a reação às tentativas de relação promovidas pelas nações imperialistas foi diferente para cada uma das duas. 
A China sempre exerceu forte influência sobre seus países vizinhos, e até hoje domina Taiwan e o Tibete, por exemplo. Apesar de possuir esses domínios, o império era extremamente fechado a qualquer tipo de relação com outras nações, pois alegava não precisar de nenhuma das mercadorias oferecidas. Os ingleses, alegando que a propriedade privada estava sendo prejudicada, entraram em guerra(1ª Guerra do Ópio-1839) com a China e com muita facilidade derrotaram o fraco e desarmado exército chinês; em 1842, foi assinado o Tratado de Nankin, seguido de vários outros, que definitivamente abriram os portos chineses ao mercado exterior. 
No Japão, Tratados com outras nações se seguiram, mas mesmo sendo menos radical que a China, o Japão estabeleceu alguns limites para essas relações comerciais de tal que forma que garantisse sua soberania nacional. Nas duas décadas seguintes a abertura, instaurou-se a Era Meiji, que transformou um país feudal em uma das potências imperialistas no final do século XIX. O Japão, que passou de dominado a dominador, foi uma das várias nações imperialistas que comeu do”bolo chinês”. 
Atualmente, quando se faz uma simples análise do que foi o processo de colonização que ocorreu na África e na Ásia, fica evidente que as motivações para tal eram meramente econômicas.
Perguntas interessantes