ENEM, perguntado por micaelyToledo5564, 6 meses atrás

- a conjuração baiana foi um movimento separatista, de ideias republicanas, que teve a participação: * 1 ponto i. dos camponeses e de alguns ricos comerciantes baianos ii. de vários grupos sociais, pobres, camadas médias e até ricos iii. das comunidades quilombolas que viviam afastadas na amazônia iv. do governador português da província baiana e de seus assessores 2- em relação ao resultado da conjuração baiana, assinale a alternativa correta: * 1 ponto i. atendeu aos objetivos dos rebeldes, tornando-a baiana uma república igualitária ii. o governo português devido a insatisfação com a província a vendeu para a espanha iii. reprimiu o movimento violentamente, condenando os líderes a morte iv. ficou indiferente as manifestações, pois não se preocupava com as opiniões dos afrodescendentes

Soluções para a tarefa

Respondido por kailanyaraujo200628
0

Resposta:

1) A assertiva correta é alternativa II, de vários grupos sociais, pobres, camadas médias e até ricos.

A Conjuração Baiana diz a respeito a insatisfação da sociedade da Bahia com a escravidão imposta pelos Portugueses. Esse movimento era de caráter populista. A busca por liberdade norteou os baianos a se rebelarem contra a coroa.

Esse movimento não só teve caráter emancipacionista como também defendia mudanças sociais, direito iguais para todos e mudanças políticas, como a Implantação da República e liberdade do comercio interno.

Um dos principais líderes da Conjuração Baiana foi o médico Cipriano Barata, os alfaiates Manuel Faustino e João de Deus.

Explicação:

Perguntas interessantes