Geografia, perguntado por taniamariana261, 8 meses atrás

a) Conforme o texto, qual é o percentual da população da América Latina considerada indígena? b) Quais são os países com as maiores populações de indígenas? c) Como a localização geográfica desses países e o seu processo de colonização contribuem para explicar esses dados?


kduchagas1: C) A América Latina é definida como região inerente ao continente americano, onde as línguas faladas primordialmente, são as intituladas línguas românicas, como é o caso do português e espanhol por exemplo.Historicamente, foi uma região que passou por profundos processos de colonização, onde as metrópoles realizaram explorações dos então territórios, por meio de pactos coloniais. O governo europeu foi o principal responsável por tal processo colonizador.

Soluções para a tarefa

Respondido por fgabriel898p5vxja
112

Resposta:

a)A América Latina tem cerca de 45 milhões de indígenas em 826 comunidades que representam 8,3% da população, revela o relatório Povos Indígenas na América Latina: Progressos da Última Década e Desafios para Garantir seus Direitos.

b)Entretanto, os países com maior proporção de população indígena são Bolívia (62,2%), Guatemala (41%), Peru (24,0%) e México (15,1%). O Brasil, com 900 mil indígenas, tem o maior número de comunidades (305), seguido pela Colômbia (102), Peru (85), México (78) e Bolívia (39).

c)nao consegui responder

Explicação:espero ter ajudado bjs s2

Respondido por queremcassia2211
27

Na primeira questão, podemos entender que, sendo a América Latina, a parte inferior da América, também conhecida como América do Sul, consideramos indígenas da América Latina cerca de 8,3% dessa população. Este número em porcentagem, é equivalente à 45 milhões de pessoas indígenas nesse território.  

Já na segunda, entendemos que os países com maior proporção populacional indígena são a Bolívia, com 62,2%, a Guatemala, com 41%, e Peru, com 24%. A proporção é designada pela quantidade geral de habitantes em detrimento da quantidade geral de povos indígenas.  

Agora na terceira questão, sabemos que os números baixos, vem em detrimento do processo de colonização exploratória. Esse processo age diretamente sobre como os povos nativos desse meio conseguiu se manter em suas crenças tradicionais ao longo dos anos.  

Uma das maiores formas da perda da identidade indígena por exemplo no Brasil ocorreu pela miscigenação, que tinha como objetivo também a busca por terras que antes eram “indígenas”.  

E sendo a identidade indígena baseada diretamente no seu contato com a cultura tradicional, e também a existência coletiva através do povo, esse processo fica danificado após os processos de miscigenação que majoritariamente foram forçados pelos colonos.  

Quer saber mais sobre o assunto?

https://brainly.com.br/tarefa/16182099

Anexos:
Perguntas interessantes