A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD) é também conhecida como Cúpula da Terra ou Eco-92. A Eco-92 ajudou a popularizar as questões ambientais no Brasil e em diversos países, conscientizando as nações ricas a ajudarem os países em desenvolvimento na implementação de uma economia sustentável. Após negociações marcadas por diferenças de opinião entre o Primeiro e o Terceiro mundos, a reunião produziu a Agenda 21. Disserte sobre a Agenda 21.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) O documento apresenta o problema das pressões demográficas e a estrutura da economia internacional com ênfase na agricultura urbana.b) O documento destaca a relação entre a pobreza e a dívida externa dos países em desenvolvimento, valorizando o desenvolvimento econômico.c) O documento alerta sobre os padrões insustentáveis de produção e consumo destacando o potencial dos países ricos de aumentar a produção industrial.d) O documento serve como um guia de planejamento de ações locais que fomentem um processo de transição para a sustentabilidade
Resposta:
A Agenda 21 é um documento assinado em 14 de junho de 1992, no Rio de Janeiro, por 179 países, resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
Explicação:
A Agenda 21 é um documento assinado em 14 de junho de 1992, no Rio de Janeiro, por 179 países, resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Definido também como um instrumento de planejamento participativo olhando o desenvolvimento sustentável, fomentando um processo de transição para a sustentabilidade. Sendo assim, a partir da avaliação das potencialidades e vulnerabilidades dos países, determinando estratégias e linhas de ação cooperadas ou compartilhadas entre a sociedade civil e os Governos. Os programas de preservação dos recursos naturais e minerais e a ética política rumo ao desenvolvimento estão entre as ações prioritárias dessa agenda.