A Confederação do Equador, em 1824, se caracterizou como um movimento de:
A-independência do Brasil de 1822.
B-apoio à Abertura dos Portos de 1808.
C-apoio total da elite agrária ao Imperador D. Pedro I.
D-reação ao descontentamento com o Poder Moderador e interesse em implantar uma República.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra D) Reação ao descontentamento com o Poder Moderador e interesse em implantar uma República.
Explicação:
Confederação do Equador foi um movimento revolucionário de caráter republicano e separatista que eclodiu no dia 2 de julho de 1824 em Pernambuco, se alastrando para outras províncias do Nordeste do Brasil.
a) Emancipação política de Portugal.
b) Reação a política imperial.
c) Oposição à abertura dos Portos.
d) Apoio aos atos do imperador.
A Confederação do Equador se caracterizou como um movimento de descontentamento com o Poder Moderador e interesse em implantar uma República. ( alternativa D)
Foi um movimento emancipacionista entre os monarquista e liberais, que ocorreu no nordeste do país em 1824, durante o período do Primeiro Reinado. Havia um grande desontentamento com o Poder Moderador.
Esse movimento tinha como principal objetivo construir um Estado independente, cuja capital seria no Recife, haveria a mudança de capital para região nordestes, uma vez que a capital do Império localizava-se no Rio de Janeiro.
Recife foi palco para esse conflito por ser um dos pioneiros a criticar a escravidão e a centralização do poder exaltados pelo sistema de governo absolutista, além de repudiar as praticas do conservadorismo e o autoritarismo do monarca.
Para mais informações, acesse:
Confederação do Equador: brainly.com.br/tarefa/10872807