A concorrência perfeita diverge do monopólio principalmente pelo fato de: I – Se caracterizar por ter um mercado atomizado, enquanto que no monopólio há somente um ofertante. II – Na concorrência perfeita, os ofertantes serem tomadores de preço, enquanto que o monopolista estipula o preço do bem. III – Na concorrência perfeita, ocorrer a simetria da informação, enquanto que no monopólio utiliza-se o dilema dos prisioneiros como estratégia de mercado. Escolha uma: a. Somente a assertiva III está correta.
Soluções para a tarefa
b) As assertivas I e II estão corretas.
I e II.
I) CERTO. Na estrutura de mercado conhecida como Concorrência Perfeita, podemos notar que existem muitos vendedores (empresas) que vendem produtos substitutos entre si. Nesta lógica, os preços dos produtos são bem parecidos, o que dá poder de escolha para o consumidor.
Portanto, esta estrutura é regida pela oferta e demanda dos consumidores de um certo mercado.
II) CERTO. Isso quer dizer que os comerciantes não fazem a escolha do preço de um determinado produto. Na prática, é o mercado quem define a valoração de um certo item.
III) ERRADO. Porque, na verdade, nem os consumidores nem os comerciantes são capazes de controlar o mercado de atuação. Portanto, nenhuma parte possui mais informações do que outra.
Sonhe, mas trabalhe duro!