A CONCORDÂNCIA VERBAL E A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
1. Leia esta fala de Maria.
MARIA
As horas da noite são curta, as do dia tarda tanto a passar.
• Examine a concordância de cada verbo com seu respectivo sujeito. Explique
se, em cada um deles, o princípio básico de concordância foi seguido.
Soluções para a tarefa
Há uma quebra de concordância entre os verbos e os complementos. A forma verbal "são" está no plural, enquanto seu complemento "curta" aparece no singular. Já o verbo "tarda" está no singular, enquanto seu sujeito, que está em elipse mas é indicado por "as" (representa "as horas"), está no plural.
É preciso lembrar que a amostra é um exemplo de variância linguística. Trata-se de um uso regional e pessoal da língua. Mesmo apresentando divergência em relação à concordância da norma culta, trata-se da forma como a personagem fala. Existe, inclusive, uma forma própria de beleza na frase.
A variação linguística e a concordância
O exercício demonstra a variação que compõe a língua coloquial, principalmente em contextos oralizados ou regionais. A personagem Maria, no texto reproduzido, faz uma declaração que não observa concordância, mas tem sua própria verdade e sua própria harmonia.
Trata-se, aqui, de uma homenagem do autor do texto literário à linguagem popular. Isso lembra que as falas populares, com suas peculiaridades de uso e concordância, devem ser respeitadas como formas de apropriação da língua por parte dos falantes em diferentes níveis e circunstâncias.
Continue aprendendo sobre variação linguística aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/5839074
#SPJ1