A concepção neoliberal de sociedade e de Estado se inscreve na – e retoma a – tradição do liberalismo clássico, dos séculos XVIII e XIX. Enquanto a obra A riqueza das nações: Investigação sobre sua natureza e suas causas, de Adam Smith (publicada em 1776), é identificada como o marco fundamental do liberalismo econômico, O caminho da servidão, de Friedrich Hayek (publicado em 1944), é identificado como o marco do neoliberalismo. As formulações de Milton Friedman, economista da Escola de Chicago, sobre Estado e políticas sociais se identificam estreitamente com as formulações de Hayek. HÖFLING, Eloisa de Mattos. Estado e Políticas (Públicas) sociais. In: Cadernos Cedes, ano XXI, nº 55, novembro/2001, p. 35.
Analisando o texto apresentado acima e levando em consideração que o liberalismo, em linhas gerais, possui como fundamentos a propriedade privada, a liberdade de comércio, o individualismo econômico e a não intervenção do Estado na economia, é correto afirmar que
1: Karl Marx, fundador do liberalismo político, teceu críticas profundas a modelos políticos conservadores e combateu o ideário comunista.
2: Adam Smith, economista escocês, defendia que o Estado não deveria intervir na iniciativa privada, com o intuito de possibilitar a livre concorrência.
3: Thomas Mun, comerciante inglês do século XVII, acreditava que os meios para aumentar a riqueza de um país seriam oriundos da prática do corso e da pirataria.
4: Max Weber, economista e sociólogo alemão, buscava entender os conceitos de livre mercado e divisão do trabalho, acreditando que este último é um dos conceitos fundamentais da economia.
5: João Calvino, filósofo e economista inglês, afirmava que o gestor deveria intervir na economia, pois aos governantes (príncipes) havia sido dada por Deus uma autoridade divina, por isso deveriam ser respeitados como os próprios representantes de Deus na terra.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
1 é falsa, Marx é um dos teóricos mais importantes do comunismo e um adversário ideológico do modelo liberal para a economia.
2 é verdadeira. Smith, que realmente nasceu na Escócia, defendia que a não-intervenção do Estado na economia era o modo mais seguro para garantir que os agentes econômicos regulassem as próprias ações e conduzissem o mercado para os melhores resultados.
3 é falsa, Mun defendia o mercantilismo, não a pirataria.
4 é falsa, pois Weber teceu algumas críticas importantes contra o livre mercado.
5 é falsa, pois Calvino não defendia que os governantes eram dotados de uma autoridade divina, e a intervenção econômica não é uma característica liberal.
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás