A concepção liberal sobre crescimento econõmico foi submetida a severa crítica após a Segunda Guerra Mundial. Os críticos ressaltavam que a economia internacional forma uma estrutura e que a autonomia dos países que a integram é apenas relativa, consequência da trajetória percorrida por cada um ao longo da história. Diante disso, considere as afirmações abaixo, que dizem respeito às principais teorias heterodoxas:I. Deterioração dos termos de troca, categoria elaborada pelo economista argentino Raúl Prebisch, constituiu a base da formulação crítica da CEPAL (Comissão Econõmica para a América Latina e Caribe) à teoria clássica do comércio internacional.II. As teorias críticas à ortodoxia liberal retomavam o conceito de vantagens comparativas, defendendo que cada país deve se especializar nos setores para os quais possuem vocação natural, como gêneros agrícolas.III. O passado colonial de exportação de produtos primários em contrapartida à importação de manufaturas explica a posição periférica da América Latina na economia internacional.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
As afirmativas corretas são as I e III, apenas.
O liberalismo se trata de uma teoria política, que também atua nos âmbitos econômico e social, a qual tende a estar embasada nos ideais que observam a liberdade individual e também mercantil, onde toda a população deve ter os seus direitos humanos iguais para que possa garantir que haja a livre concorrência no mercado.
Ainda nessa ótica, é certo que os governos adeptos ao liberalismo econômico irão procurar promover a liberdade singular e com isso buscar evitar imposições estatais, as quais devem ser desenvolvidas em uma sociedade justa e igualitária.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
História,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás