A concepção grega de Lazer baseava-se na existência de se ter tempo para si, que era um estado ou uma condição, sem preocupações nem a necessidade de trabalhar, uma vez que o trabalho era algo desprezado, realizado por escravos e uma ação indigna para os homens livres. Para o filósofo Platão, a vida era essencialmente contemplação e o dever do homem (livre) era o de eximir-se do contato com o mundo material como um obstáculo à contemplação.
Com base nesse processo de conhecer com mais profundidade as discussões sobre o tema Lazer, tomando como referência seu contexto e momento histórico, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. As condições sociais da sociedade grega apresentavam uma divisão de classes sociais baseada na produção escravista. Nesse sentido, para os gregos, o lazer era importante para o aprimoramento da sabedoria, da sensibilidade, das virtudes. Portanto, Lazer aparece como um contraponto do trabalho.
PORQUE
II. Na perspectiva romana, o significado do Lazer remete ao não fazer nada, ao tempo dedicado de forma total ao ócio, sendo fortemente predominante a concepção de tempo livre como sendo descanso e diversão. Uma forte marca na sociedade romana é a desvalorização do trabalho, porém, não necessariamente esse valor estava associado a contemplação, assim como era para os gregos.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I. Correto
Perguntas interessantes