A concepção de linguagem numa perspectiva interacionista deve ter como princípio maior a interação, a dialogicidade e o cruzamento de vozes que se fundem na construção dos múltiplos discursos. Neste sentido, a inserção de gêneros textuais diversificados, como estratégia mediadora para a instauração de práticas de letramento na formação de alfabetizadores, tem se mostrado eficiente. Usar textos reais como ponto de partida nas práticas de letramento do alfabetizador, elaborando rotinas de trabalho, com base na diversidade textual, foram objetivos traçados para esse trabalho. Os jornais foram utilizados como fonte de variados gêneros textuais e instrumento de apoio, no uso de procedimentos que permitissem a leitura e a escrita de textos diversificados. Após a identificação de vários gêneros, cada grupo escolhia um gênero específico para elaboração de uma rotina de trabalho, identificando, também, a função social e a função da linguagem do texto, sempre mediados pela professora que orientava os alfabetizadores, de forma que a socialização do saber e a construção do conhecimento fossem instaurados. Após a elaboração da rotina, que foi feita em clima de discussão e construção coletiva, os trabalhos foram apresentados, oportunizando-se a prática da oralidade. A perspectiva de se trabalhar o jornal como portador textual, rico em diversidades de gêneros textuais, oportunizou a entrada na sala de aula de uma multiplicidade de textos que circulam socialmente e fazem parte do uso do cotidiano das pessoas. Dessa forma, viabilizou-se a leitura como construção de sentidos e a produção de textos como condição indispensável para que cada um seja sujeito de sua própria história. Além disso, a função operacional da rotina estabeleceu-se, como estratégia metodológica na prática do alfabetizador, e o texto, conseqüentemente, tomou o seu lugar devido no processo de ensino-aprendizagem. 1°) O que a autora destaca n escrita deste resumo? por quê?
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A autora destaca na escrita do resumo a utilização dos jornais como fonte de diversos gêneros textuais e como ferramenta de apoio, a partir da utilização de instrumentos que possibilitam a leitura e a escrita dos textos.
Essa construção de sentidos e a produção do texto foi realizada dessa parte para ser importante no que diz respeito ao desenvolvimento do sujeito da própria história de forma individual. Pois ao trabalhar com fatos reais, os jornais aumentam a criticidade entre os leitores.
Bons estudos!
julinhaloureiro933:
obgd
Perguntas interessantes