Pedagogia, perguntado por humbertopedagogia, 9 meses atrás

A concepção de linguagem como forma de interação surgiu da oposição de Bakhtin à perspectiva linguística tradicional. Reflita a respeito dessa visão sobre linguagem e assinale a afirmativa correta.
a>Nessa perspectiva, a linguagem é considerada como uma forma de os indivíduos externalizarem informações.
b>Para essa concepção, há apenas uma organização mental de uma mensagem que é transmitida para o meio social.
c>A linguagem, para essa visão, se mostra como uma representação da realidade, conforme indicam suas raízes estruturais.
d>No ensino da língua materna, deseja-se não só que o aluno saiba refletir e construir uma visão crítica sobre o mundo a partir da língua.
e>As atividades nas aulas de língua relacionadas a compreensão, análise, interpretação e produção de textos têm fins gramaticais.

Soluções para a tarefa

Respondido por mersulan2001
5

Resposta:

d)

No ensino da língua materna, deseja-se não só que o aluno saiba refletir e construir uma visão crítica sobre o mundo a partir da língua.

Explicação:

A concepção da linguagem como interação relaciona-se aos estudos de Bakhtin e Voloshinov, que consideram a linguagem como uma forma de os indivíduos estabelecerem relações sociais. Para essa concepção, não há apenas uma organização mental de uma mensagem que é transmitida para o meio social. Há mais do que isso: o contexto social interfere na produção dessa mensagem. Aliás, a linguagem tem caráter fundador de realidade(s), e não de mera representação desta, como é sugerido nas demais concepções. No ensino da língua materna, há expansão nos objetivos educacionais, pois se deseja não só que o aluno conheça a gramática de sua língua, mas também que ele saiba refletir e construir uma visão crítica sobre o mundo a partir da língua. A reflexão sobre a língua é feita mediante a compreensão, a análise, a interpretação e a produção de textos verbais.

Respondido por raquelbarroscab
1

Resposta:

D

Explicação:

A concepção da linguagem como interação relaciona-se aos estudos de Bakhtin e Voloshinov, que consideram a linguagem como uma forma de os indivíduos estabelecerem relações sociais.

Perguntas interessantes