A concepção de Justiça de Sócrates orientou a sua postura durante seu julgamento e após a sua condenação. Como comportou-se Sócrates em face da sua condenação à pena de morte conforme as descrições feitas por seu discípulo Platão em seus diálogos?
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Sócrates fora acusado de não reconhecer os deuses atenienses, por corromper a juventude e apresentar novos deuses. Ele teve a oportunidade de fugir antes de sua condenação, se tivesse desistido de sua vida justa. Sócrates, estava adiante de duas escolhas: cortar a língua ou viver isolado, se negasse, ele seria morto. Após receber sua sentença, Sócrates proferiu: - Vocês me deixam a escolha entre duas coisas: uma que eu sei ser horrível, que é viver sem poder passar meus conhecimentos adiante. A outra, que eu não conheço, que é a morte ... escolho pois o desconhecido." Ao se dirigir aos atenienses que o julgaram, Sócrates disse que lhes era grato e que os amava, mas que obedeceria antes aos deuses do que a eles, pois, enquanto tivesse um sopro de vida, poderiam estar seguros de que não deixaria de filosofar, tendo, como sua única preocupação, andar pelas ruas a fim de persuadir seus concidadãos, moços e velhos, a não se preocupar nem com o corpo nem com a fortuna tão apaixonadamente quanto a alma, a fim de torná-la tão boa quanto possível.
Respondido por
11
Sócrates aceitou sua condenação e não se aproveitou das tentativas de fuga que seus amigos organizaram porque leis, mesmo injustas, devem ser obedecidas
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Psicologia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás