A concepção de democracia racial no Brasil acaba por ocultar as discriminações sofridas diariamente pelos(as) negros(as) e indígenas, pois imaginamos uma sociedade em que brancos(as), negros(as) e indígenas convivem harmoniosamente e não há discriminação étnico-racial.
Assinale a alternativa CORRETA.
a)
As desigualdades entre brancos(as), negros(as) e indígenas é histórica e podem ser verificadas pelos dados, por exemplo, de desemprego, renda e escolaridade.
b)
Vivemos em um país democrático e sem nenhum tipo de distinção que provoque desigualdades.
c)
Nascemos livres e iguais e depende dos indivíduos a conquista econômica, educacional e cultural.
d)
Negros(as) e indígenas têm historicamente as mesmas oportunidades que os(as) brancos(as).
Soluções para a tarefa
Resposta: resposta certa letra A
Explicação:
Sobre o tema democracia racial no Brasil, é correto o que se afirma na letra: A) As desigualdades entre brancos(as), negros(as) e indígenas é histórica e podem ser verificadas pelos dados, por exemplo, de desemprego, renda e escolaridade.
Isso ocorre porque as desigualdades étnicas são frutos da desigualdade social, sendo que esta é estrutural e vem desde o período da colonização do nosso país.
Nesse sentido, é correto afirmar que as populações negra e indígena foram bastante exploradas pelas elites econômicas (compostas por pessoas brancas) que dominaram o país séculos atrás.
Partindo desse ponto de vista, é correto afirmar que não existe uma democracia racial no Brasil. Atualmente, isso é visto na má distribuição social e econômica presente em todas as regiões do nosso país.
Aprenda mais sobre o tema democracia racial no Brasil em:
https://brainly.com.br/tarefa/119718