A concepção grega de democracia repudiava a ideia de representação como método democrático. A eleição de representantes era considerada como um método aristocrático, pois se tratava de uma seleção na qual os indivíduos teriam diferentes probabilidades de vencer, uma vez que possuíam capacidades diferentes. GIMENES, Éder Rodrigo. Interesse social – ética, democracia e cidadania. Formação Sociocultural e Ética I. UniCesumar: Maringá, 2021.
A partir da leitura do texto, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1: A democracia ainda não era discutida pela teoria política clássica.
Alternativa 2: Os princípios democráticos excluíam a participação igualitária.
Alternativa 3: O governo de Atenas é considerado o primeiro governo democrático de que se tem registro.
Alternativa 4: A ideia grega de democracia partia do princípio de representação como método democrático.
Alternativa 5: A democracia era o governo de poucos, ao contrário da aristocracia, considerada o governo de muitos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta: alternativa 3
Explicação:
Ela foi essencial para a organização política das cidades/estados grecia antiga, sendo o primeiro governo democrático da história.
A resposta correta é a alternativa III) O governo de Atenas é considerado o primeiro governo democrático de que se tem registro.
A democracia ateniense é observada como o sistema político que foi adotado em Atenas, mais especificamente, na Grécia Antiga, no século VI a.C.
Esse sistema nasceu a partir da reforma política impulsionada por Clístenes, o legislador da época, e pode ser considerada fruto das pressões sociais que existiam com o intuito de garantir os privilégios da aristocracia.
A democracia e os cidadãos eram equiparados as leis da época e levavam em consideração o cidadão masculino que possui mais de 18 anos, sendo filho nato da terra de Atenas.
Fique por dentro do assunto:
Qual era a forma de governo de Atenas e Esparta?
https://brainly.com.br/tarefa/3279788
Bons estudos!