A concentração, nos estados unidos, na europa e no japão, da pesquisa científica e das inovações em informação e entreterimento aumenta a distância entre o que se produz nos países desenvolvidos e a produção raquítica e desatualizada das nações periféricas. escreva um pequeno texto explicando as conseqüências disso para as chamadas nações periféricas.
Soluções para a tarefa
Dentre as consequências de uma produção científica e de entretenimento produzida exclusivamente nos países desenvolvidos, podemos apontar uma que é fundamental para compreender as relações internacionais: os países periféricos acabam bebendo dessas únicas fontes de conteúdo, sendo, em muitos sentidos, dependente dos desenvolvidos.
Um abraço!
Podemos afirmar que a concentração nos Estados Unidos, Europa e no Japão de pesquisas científicas, inovações em informações e também o entretenimento distanciam completamente a realidade da população desses países em comparação com as nações periféricas.
Basta compararmos qual é o nível de tecnologia presente em um país como a Namíbia e o Japão, por exemplo; são totalmente opostas, onde no país africano falta saneamento básico para a população enquanto no Japão máquinas e sistema automatizados vendem alimentos para os cidadãos.
Isso reforma nossa tese de que as nações periféricas acabam tendo uma ínfima produção de tecnologia, conhecimentos, informação e entretenimento, sendo que os avanços das nações desenvolvidas costumam ter um atraso para chegar a esses países.
Confira um resumo da geopolítica dos Estados Unidos:
https://brainly.com.br/tarefa/8769097
Abraços!