A concentração das empresas em um espaço geográfico dos negócios pode ser uma condição favorável para produzir associações e alianças estratégicas, como é o caso dos clusters e dos Arranjos Produtivos Locais (APLs). Conhecidas também como arranjos estratégicos, estão intimamente ligadas a extrair vantagens competitivas para elas mesmas e também para as respectivas cidades, regiões ou até mesmo o país. A ideia desses arranjos é tornar as empresas mais fortes e competitivas, independentemente de seu grau de concorrência para que, ao dominarem as técnicas de fortalecimento, também produzam efeitos na economia local de forma conjunta.
A partir do ponto apresentado, considere as afirmações a seguir.
I. Os clusters e arranjos não são invenções recentes, existem desde a Idade Média, quando a união de reinos era fundamental para conquistar novos territórios. Essa técnica se mistura aos modelos e alianças estratégicas até como política econômica para gerar vantagens competitivas para um país.
II. Muito embora os clusters tenham em seu arranjo empresas concorrentes, a partir de certo ponto podem desfrutar das mesmas estratégicas para conquistar novos mercados.
III. Os APLs possuem as mesmas características, ou seja, empresas concorrentes se unindo para conquistar novos mercados. A diferença está em não coabitarem o mesmo espaço geográfico.
IV. As duas estratégias comtemplam empresas que coabitam o mesmo espaço geográfico e não são concorrentes como condição para fazer essas alianças.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s).
I, apenas.
III, apenas.
II e III.
II e IV.
I e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Sobre a concentração das empresas podemos definir que a alternativa que apresenta as sentenças corretas é II e III.
Arranjos Produtivos Locais (APLs) são ajuntamentos de empresas e possíveis empreendimentos que estão no mesmo território.
Elas apresentam especialização produtiva, algum tipo de governança e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.
Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes