Contabilidade, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

a)Conceituar sobre QVT - Qualidade de Vida no Trabalho b) Escolher 02 critérios e seus respectivos indicadores que devem ser considerados na elaboração de programas de QVT para a empresa, tendo por base o livro da disciplina, na seção 4.1 (a partir da pág. 166), onde o grupo poderá consultar o modelo teórico de Walton (1973). c) Perspectiva assistencialista ou perspectiva preventiva, como abordagens a serem consideradas para a elaboração e implantação de ações de QVT? Escolher uma das duas, conceituar e justificar a escolha. d) Propor 2 ações de QVT, tendo por base a seção 4.2 (a partir da pág. 175) e a seção 4.3 (a partir da pág. 187)do livro da disciplina. e)Comentar sobre a importância de envolver os funcionários da empresa nas decisões dos programas de QVT, tendo por base o livro da disciplina a partir da Unidade 4 (pág. 161) e seção 4.2 (a partir da pág. 180). 1.4 Conceituar os dois Sistemas de Informações Empresariais (SAD, ERP) e descrever como seria a operacionalização destes pela diretoria, gerências e demais setores, bem como mencionar os objetivos e resultados que cada sistema proporcionaria.

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
5

Olá,

a) Ao longo dos anos, nas sociedades industrias, os valores humanos e ambientais ficaram fora do foco de ação das empresas que visavam somente a produtividade, o crescimento econômico e os avanços tecnológicos. Foi a partir da década de 60, que o termo QVT, Qualidade de Vida no Trabalho, passou a ser usado por cientistas sociais, sindicatos e empresários, quando houve o entendimento que a qualidade de vida exerce grande influencia sobre a produtividade e o rendimento dos funcionários. Podemos então entender, que qualidade de vida no trabalho é um conjunto de ações práticas, visando a melhoria dentro do ambiente de trabalho. O setor de Recursos Humanos passa então a ter papel influenciador, selecionado pessoas adequadas às funções, dando suporte ao colaborar e preservando garantias e benefícios.

b) 1. Condições de trabalho: jornada de trabalho (horas)  e quantidade de trabalho realizada por turno; ambiente físico; material e equipamentos, condições saudáveis de segurança; quantidade de estresse submetido o funcionário.

2. Integração social da empresa: igualdade de oportunidades; reciprocidade de relacionamentos (franqueza interpessoal, ausência de preconceitos e descriminações étnicas); senso comunitário.

c) Assistencialista: abordam aspectos anti- estressantes, com foco em práticas centradas no suporte as consequências negativas geradas pelo trabalho, sem contudo, dispor de soluções para a causa do mal-estar.

Preventiva: focada no desenvolvimento da organização e na sua maneira de conduzir e tratar seus colaboradores, qualificando e desenvolvendo seus funcionários. Claro que as ações preventivas mostram-se mais adequadas, pois seu proposito é eliminar os problemas causadores do mal-estar provocado pelas condições do trabalho, melhorando as relações sócio-profissionais: equilibrar vida pessoal e trabalho e preparar liderança com relações saudáveis e respeitosas, além do conhecimento.

d) A primeira etapa para propor ações de QVT é identificar as lacunas, ouvir os funcionários, avaliar críticas e sugestões procurando visualizar as melhorias necessárias. 1) Utilização e desenvolvimento de capacidades: utilização da capacidade de trabalho do colaborador, proporcionando oportunidades de desempenho de sua autonomia, auto controle e resultados de seu desempenho, através de treinamentos constantes 2) relevância social, onde a empresa tenha ação positiva sobre a sociedade, responsabilidade social e pelos produtos ou serviços oferecidos, gerando orgulho em seus funcionários, através de eventos institucionais.

e) É necessário a busca por opiniões dos funcionários sobre os principais aspectos de seu trabalho e qualidade de vida, como subsídio às políticas e estratégias de programas de QVT, como fonte de informação aos aspectos que necessitam melhorias. São sistemas de informações empresarias: SAD (Sistemas de Apoio a Decisão). Mais voltado para tomada de decisões, o sistema levanta informações dos funcionários e resultados,  através da análise de dados, fornece ações possíveis. ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Otimiza processos e integra departamentos: vendas, finanças, contabilidade, fiscal, estoque, compras, recursos humanos, produção e logística. Permite sincronização de informações e reduz custos.





Perguntas interessantes