A conceituação de doença como ausência de saúde se perpetuou por muito tempo. A dificuldade da ciência na confecção de uma definição que fosse capaz de abranger e explicar o motivo dos principais problemas de saúde se alongou por décadas. Hoje, apresenta diferentes concepções e passa por constante atualização. A doença foi categorizada em três metáforas por autores pioneiros que objetivaram contextualizar um cenário diferenciado. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o conceito de doença, analise as afirmativas a seguir. I. A doença considerada como destruidora limita a capacidade pessoal do indivíduo e o priva de assumir responsabilidades. II. A doença como libertadora é resultante de um ganho secundário de afeição e simpatia. III. A doença como desafiadora livra o paciente das responsabilidades da vida. IV. A doença como unificadora assume uma característica única para os pacientes. Está correto apenas o que se afirma em: A) I, II e III. B) II e III. C) II, III e IV. D) III e IV. E) I e II
Soluções para a tarefa
Podemos considerar diante da conceituação entre as doenças como destruidoras, desafiadoras e unificadoras que apenas as asserções I e II apresentam proposições verdadeiras.
Portanto, o gabarito desta questão é a alternativa E.
Caracterizando as doenças: desafiadoras, unificadoras e destruidoras
Podemos considerar que uma doença destruidora limita o paciente de algum modo, já a doença libertadora é aquela que trará algum ganho, usualmente subjetiva com a afeição e a simpatia.
Em contrapartida, as doenças consideradas desafiadoras são aquelas que desempenham um grau maior de dificuldade (desafiador) e de responsabilidade para o portador da doença.
Assim, por último as doenças unificadoras, as quais têm um papel fundamental em unir as pessoas.
Concluímos assim, que as doenças normalmente são consideradas ruins, porém elas desempenham diferentes sensações a aprendizados entre os doentes, sendo que pode unir as pessoas, sejam familiares, amigos ou portadores que apresentam a mesma patologia, assim como tornar uma pessoa mais resiliente e sensível a partir de um diagnóstico ou condição.
Entenda mais sobre patologia aqui:
brainly.com.br/tarefa/3007352
#SPJ4