Português, perguntado por lucastoboco, 1 ano atrás

A comunicação oral, assim como a escrita, ocorre também pela relação entre agente emissor (enunciador) e agente receptor (co-enunciador), em um contexto e um meio específico, pela mensagem que é integrada por códigos comuns aos interlocutores. Na comunicação oral, a mensagem pode ser mais interativa, com a possibilidade de um feedback mais rápido, uma passagem imediata do agente receptor a agente emissor e vice-versa, permitindo a utilização de comunicação não-verbal.

No que se refere aos aspectos comunicativos tanto da oralidade quanto ao da escrita, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Há ainda a possibilidade de recursos não existentes na comunicação escrita, como as expressões faciais e corporais, os gestos, a mimica, a entonação na voz, etc.

II. Para que esses recursos sejam utilizados de modo vantajoso, é necessário o conhecimento do assunto que se quer falar, da clareza, do ritmo, do uso adequado da voz agradável e da boa dicção da linguagem adaptada aos interlocutores e ao meio e da disponibilidade de ouvir.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E. As asserções I e II são proposições falsas.


cristianohorac: tambem quero a respostar

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
1
Bom dia!

A comunicação oral presencial garante um universo gigantesco de possibilidades. Quando nos comunicamos por computadores ou celulares, acabamos perdendo grande parte dos gestos, emoções e entonações de voz que carregam significados profundos no entendimento de conversas.

Para uma boa conversa é necessário que se saiba sobre o que se fala, como a afirmação dois indica.

As duas afirmações são verdadeiras, no entanto, a segunda é um adendo à primeira, não se caracterizando como justificativa.

B. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Perguntas interessantes