A compressibilidade dos solos se difere do adensamento porque enquanto a compressibilidade independe do tempo entre variação do volume e deformação, o adensamento é um processo que depende do tempo de variação de volume do solo.
Em relação ao adensamento e a compressibiidade dos solos, considere as afirmações a seguir:
I - Dizemos que uma argila está sobre-adensada quando em algum momento de sua história geológica esta foi submetida a tensões efetivas maiores que as atuais.
II - A deformação do solo pode ser atribuída, de maneira genérica, a uma única causa: a compressão dos espaços vazios do solo, com a conseqüente expulsão da água.
III - O adensamento primário representa a situação em que a camada sedimentada sofre pressão de seu peso próprio, ou do peso das camadas superiores.
IV - O adensamento secundário ocorre depois da aplicação de cargas geradas pelas solicitações impostas pelas fundações de edificações ou construções de maciços terrosos.
Assinale a alternativa correta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
24
As alternativas I e III estão certas, apenas.
A compreensibilidade dos solos se trata de um modo de variação que tende a acontecer ao que tange o volume do solo, quanto este é submetido à um determinado carregamento, porém mesmo com isso ele consegue manter a sua forma.
De uma forma mais clara, a compreensibilidade dos solos é a propriedade que ele possui de poder mudar de forma ou então de volume a partir da pressão de forças externas.
Essa compressão acontece de várias formas, inclusive através do que nós chamamos de rearranjo das partículas sólidas dos solo.
Bons estudos!
Respondido por
17
Resposta:
I e III SÃO VERDADEIRAS
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
Perguntas interessantes