Saúde, perguntado por amandaag44, 9 meses atrás

A compreensão sociológica de Norbert Elias é inaugural na medida em que propõe uma intersecção entre as áreas de conhecimento. Portanto, para compreender o tecido social, faz-se necessário que se compreendam os diferentes processos que formam a sociedade e suas estruturas. Nesse sentido, seria necessário à sociologia compreender os processos histórico, educacional, psicológico, entre outros, para traçar um estudo mais amplo acerca da formação social, uma vez que, segundo Elias, não há como separar o tecido social, pois uma estrutura é correlacional, constitutiva à outra e os processos devem ser compreendidos em suas relações.

Compreender o tecido social, assim como compreender-se nessa constituição social, implica assimilar uma relação de controle e submissão em todos os casos. Ou seja, o indivíduo, a sociedade e o Estado dependem uns dos outros para sua existência.

Nesse contexto, você, como antropólogo, deve produzir um estudo etnográfico acerca da educação na primeira infância, indicando o que implica a determinação estrutural da educação de um indivíduo. Escreva sua proposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por vania1012
10

Resposta: Na primeira infância, as crianças passam a receber a educação em forma de transmissão cultural e valorativa, o que determinará o lugar que esse indivíduo ocupará socialmente. Nesse sentido, a educação destinada a cada indivíduo se respalda em uma série de conjuntos comportamentais e de hábitos que define quem pertence a qual classe/estrutura social.

Portanto, a proposta é apresentar a educação de duas crianças de classes distintas: uma menina que pertence a uma família de classe média baixa e um menino que pertence a uma família rica. As distinções já se colocam a partir das estruturas físicas das moradias: a menina habita em uma casa confortável, porém sem grandes recursos; já o menino mora em uma casa farta em recursos, como canais a cabo, Internet em alta velocidade, entre outros. A família da menina busca estabelecer hábitos de refeições à mesa e de horários em relação à rotina; já o menino tem uma rotina mais livre, já que fica aos cuidados de uma cuidadora.

Desse modo, conclui-se que a educação em ambas as casas é diferenciada a partir também de sua estrutura social.

Explicação:

Perguntas interessantes