Biologia, perguntado por beezbeezsick, 9 meses atrás

a compreensão do processo de fotossíntese pode ser atribuída a um único pesquisador? Explique SE PUDER RESPONDER AGORA, AGRADEÇO MUITÍSSIMO

Soluções para a tarefa

Respondido por isabelfrancasantos
5

Resposta:

A história da fotossíntese começou na Grécia Antiga quando as pessoas acreditavam que as plantas obtinham seu alimento a partir do solo.

  • Jan Baptist Van Helmont foi um dos primeiros a observar como ocorria a nutrição das plantas.
  • No ano de 1727, o cientista inglês Stephan Hales (divulgou, após algumas pesquisas, que os vegetais utilizavam o ar para produzir as substâncias de que necessitavam)
  • E, em 1772, Joseph Priestley (fez uma descoberta muito interessante. Ao colocar uma planta e uma vela dentro de um recipiente, ele observou que a vela não se apagava e que o fato de ela não se apagar estava ligado à presença da planta dentro do mesmo recipiente. Depois desse e de outros experimentos, Priestley verificou que o ar permanecia puro e respirável por causa das plantas e que elas eram capazes de produzir substâncias para purificá-lo.)
  • Em 1796, Jan Ingen-Housz refez os experimentos de Priestley confirmando-o e, a partir de outras pesquisas, concluiu que apenas as partes verdes das plantas eram capazes de “purificar o ar”.
  • Em 1804, Nicholas de Saussure (chegou à conclusão de que a água também tinha importante participação nesse processo de produção de substâncias pelas plantas e demonstrou também que na presença de luz as plantas absorviam gás carbônico e liberavam oxigênio, sendo que no escuro ocorria o inverso.)
  • No ano de 1905, Blackman (pesquisando sobre os efeitos que a concentração de gás carbônico, a luminosidade e a temperatura tinham sobre o processo fotossintético, descobriu que no fenômeno da fotossíntese havia dois tipos de reações, as que ocorriam na presença de luz e as que ocorriam no escuro.)
  • No ano de 1920, Van Niel (um estudante de graduação da Universidade de Stanford, a partir de estudos feitos com bactérias, sugeriu que era a água e não o dióxido de carbono que se degradava gerando o oxigênio na fotossíntese.)
  • Melvin Calvin, Andrew Benson e seus colaboradores confirmaram as conclusões de Van Niel e a partir de outros experimentos conseguiram identificar qual era o papel do carbono no processo fotossintético, além de elucidarem como os aminoácidos, carboidratos e outros compostos orgânicos eram produzidos no processo fotossintético. Por esse estudo,  Calvin foi premiado, no ano de 1961, com o Prêmio Nobel de Química.
  • Na década de 1960, os cientistas H. P. Kortshak, M. D. Hatch e C. R. Slack (descobriram que nas plantas superiores ocorria outro ciclo além do ciclo já explicado por Calvin. A esse novo ciclo deu-se o nome de Ciclo dos Ácidos Dicarboxílicos.)

Espero que seja isso que esteja procurando :)

Perguntas interessantes