A compreensão de matemática financeira é importante tanto para o nosso dia a dia quanto para a tomada de decisões em âmbito profissional. A prática dos juros simples no dia a dia não é muito comum. É utilizada em casos muito específicos e normalmente, quando para período de tempo de curto prazo. Conceitualmente, o regime de juros simples é sempre calculado em cima do valor principal, crescendo a uma taxa linear em relação ao tempo. Levando em consideração o texto acima, imagine que uma pessoa física, realize um investimento. O valor dessa aplicação foi de R$50. 000 para o período de 4 meses. Como remuneração, temos um valor de R$ 4. 350,00. Utilize o regime de capitalização simples.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A taxa de juros empregada por essa aplicação foi de 2,175%.
Juros simples
Os juros simples são uma forma de aplicação de acréscimo sob um determinado capital, sendo que esses juros são aplicados de forma linear sob o capital. Para encontrarmos os juros de uma aplicação utilizamos a seguinte fórmula:
J = C*i*t
Onde,
- J = juros;
- C = capital;
- i = taxa de juros;
- t = aplicação dos juros.
Para determinarmos a taxa de juros que essa aplicação foi submetida temos que isolar o termo "i' da fórmula. Isolando, temos:
J = C*i*t
i = J/C*t
Agora substituímos pelos valores que conhecemos e determinamos essa taxa de juros. Temos:
i = 4.350/50.000*4
i = 4.350/200.000
i = 0,02175
i = 2,175%
Aprenda mais sobre juros simples aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/45957940
#SPJ4
Perguntas interessantes
ENEM,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Filosofia,
10 meses atrás