A compreensão das contribuições que essa disciplina promove para a formação do nutricionista é muito importante, visto que a Técnica Dietética busca o estudo dos procedimentos que tornam possível a utilização dos alimentos, visando valorizar o valor nutritivo e a obtenção das características sensoriais durante as modificações ocorridas por sua manipulação ou processamento.
Com o conhecimento das técnicas dietéticas é viável o desenvolvimento do Receituário padrão (RP) ou Ficha técnica da preparação (FTP), possibilitando a padronização de receitas, que é uma atividade e ferramenta que contribui para a realização das competências do nutricionista. Na prática, dentre os objetivos da FTP pode-se citar o controle da qualidade das preparações ou formulações alimentares, já que a regularidade de formulações e processos é um importante atributo de qualidade.
Diante do exposto, apresente neste fórum algumas das vantagens que a FTP proporciona ao trabalho do nutricionista e argumente exemplificando a sua utilização.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Ficha Técnica da Preparação é muito importante, através dela é possível mensurar custos e lucros e obter uma padronização para o funcionamento adequado de um estabelecimento. São inúmeras suas vantagens, como por exemplo uma facilitação na preparação do serviço com o passo a passo do modo de preparo da ficha, facilitando na percepção dos ingrediente a serem usados nas receitas específicas, com isso, assegura um preparo mais rentável, econômico, correto, viabilizando o controle de gastos e custos bem como uma garantia de qualidade juntamente com maior segurança a respeito das quantidades, diminuindo desperdícios através do fator de correção levando em consideração também que devido cada detalhamento apresentado, além de proporcionar financeiramente um controle é possível inclusive auxiliar em momentos de dúvidas dos componentes da receita em caso de clientes alérgicos, uma vez que todos ingredientes são anotados para futura verificação. É interessante que seja sempre atualizada para proporcionar contínuo exercício de cada um dos benefícios citados, o que certamente facilita o trabalho do nutricionista onde é possível consultá-la para sanar dúvidas, reforçar orçamento, detalhar valores nutricionais, intensificar o controle de desperdícios, colaborando até mesmo na rotatividade de produtos, preparos e cardápio em geral.
Explicação: