A competição não pode deixar de ser considerada um instrumento pedagógico importante no processo de estimulação para a prática do Voleibol. Cabe ao professor transmiti-la em cunho educativo e dela extrair os efeitos indispensáveis à orientação da sua intervenção pedagógica. CARUZZO, N. M.; XAVIER, R. F.; VIEIRA, S. V. Esportes Coletivos: Voleibol. Maringá: UniCesumar, 2018. Ao considerar o Minivoleibol como um método pedagógico, assinale a alternativa que apresenta o motivo pelo qual se deve iniciar o Voleibol primeiramente com esse jogo reduzido. Alternativas Alternativa 1: Porque no Minivoleibol pode tocar na rede e invadir tanto por cima como por baixo dela, o que permite a fluência do jogo. Alternativa 2: Porque esse meio permite que o aluno aprenda a reconhecer todas as dimensões e os espaços da quadra oficial de Voleibol. Alternativa 3: Por ser um jogo de 6x6, permite que haja um maior número de contatos com a bola por jogador, o que estimula a aprendizagem do Voleibol. Alternativa 4: Como é jogado com uma redução na altura de rede, o Minivoleibol proporciona ao aprendiz que ataque e defenda de acordo com suas capacidades físicas. Alternativa 5: No Minivoleibol, cada jogador já recebe uma função (atacante; levantador, etc) dentro de quadra, por isso o aprendizado da modalidade Voleibol se torna mais efetivo.
Soluções para a tarefa
Alternativa 2: Porque esse meio permite que o aluno aprenda a reconhecer todas as dimensões e os espaços da quadra oficial de Voleibol.
Em se tratando da iniciação esportiva na modalidade voleibol, a prática de Mini voleibol permite que o aluno compreenda as dimensões e espaços de forma reduzida e significativa.
Diante disso, representa uma metodologia bastante efetiva, até que o aluno esteja apto a jogar nas dimensões corretas.
Resposta: Como é jogado com uma redução na altura de rede, o Minivoleibol proporciona ao aprendiz que ataque e defenda de acordo com suas capacidades físicas.
Explicação: Livro Esportes coletivos: Voleibol (Unicesumar) pagina 164.
Altura da rede: é jogado com uma redução na altura de rede, o que proporciona às crianças atacarem e defenderem, de acordo com sua estatura e habilidade de salto.