A competência mostra-se como uma questão central neste novo cenário da globalização, deixando enfatizado a necessidade de se dar valor ao capital humano e intelectual. Becker et al (2001) afirmam que vivemos em uma época com um novo paradigma econômico que envolve o alcance de ativos intangíveis, sobretudo o capital humano. De acordo com o tema das competências, analise as afirmativas que se seguem assinalando com (V) para as que forem verdadeiras e (F) para as falsas
Soluções para a tarefa
O enunciado da questão está incompleto, mas tentarei respondê-lo.
As competências relativas ao capital humano e intelectual, considerados bens intangíveis da organização, têm ganhado cada vez mais expressividade, sendo desejadas e até mesmo exigidas pelas empresas o desenvolvimento de um determinado rol de competências.
Podemos classificar as competências como sendo as de nível técnico, intelectuais e emocionais, sendo que estas últimas têm ganhado um enorme peso nos últimos anos.
As competências técnicas referem-se ao fato de saber fazer, de manifestar o conhecimento em atitudes práticas envolvidas na resolução de atividades e de problemas do dia a dia.
A competência intelectual refere-se ao capital intelectual adquirido por meio dos estudos e das vivências da pessoa, o que tem também muito valor para as organizações.
Já a competência emocional é um pouco mais complexa, porque se refere à questões psicológicas como posicionamento, postura, atitude diante da vida, resiliência diante dos problemas, foco e positividade, além da habilidade em lidar com desafios.
Podemos, inclusive, afirmar que esta última destaca-se de todas as demais, pois ela é o grande diferencial entre as pessoas de sucesso e aquelas que não o são.
Espero ter ajudado!