História, perguntado por lcdmm, 1 ano atrás

a) Compare, do ponto de vista doutrinal, a religião muçulmana e as religiões judaica e cristã.
b) A Península Arábica no século VI caracterizava-se pela dispersão política e religiosa. Como a religião muçulmana favoreceu o processo de constituição de uma unidade político-religiosa na região?
c) Durante o século VII, além da expansão islâmica, surgiu a divisão entre sunitas e xiitas, que se mantém até os dias de hoje. Quais foram os motivos de tal divisão no século VII?

Soluções para a tarefa

Respondido por gigika2005
45
a) Muçulmanos:  Além da aceitação e da récita do credo (chahada), o devoto tem mais quatro obrigações: a oração; o jejum durante o mês lunar do Ramadã; distribuição de esmolas e, se possível, uma peregrinação à cidade santa de Meca. Contudo, os muçulmanos não consideram pagãos os judeus e cristãos, aos quais quando conquistados, era permitido continuar praticando sua religião.
Judeus:constitui-se nas doutrinas e ritos dos Judeus, que seguem as leis de Moisés, além disso o Judaísmo está baseado no Zoroastrismo.
cristãos:ensina que há apenas um Deus em toda a existência, que Deus criou o universo, a Terra, e criou Adão e Eva. Deus criou o homem à sua imagem. Isso não quer dizer que Deus tem um corpo de carne e ossos. A imagem significa a semelhança do caráter de Deus, a racionalidade, etc. porque somos feitos à imagem de Deus, toda pessoa é digna de respeito e honra.



só consegui fazer essa tomara que ajude.



Respondido por queirozclara12
35

Resposta:b- a medida que a religião muçulmana foi se expandindo,  ao invés de repreenderem a cultura desses novos povos , ele aprendiam com ela , ou seja a unificação deve-se ao fato deles juntos irem se acrescentando e aprendendo  

c-  com a morte de Maomé surgiu o questionamento de quem seria o próximo líder muçulmano , esse povo árabe se dividiu em dois os sunitas e os xiitas   , sunitas:defendem que o próximo líder deve ser um discípulo e xiitas defendem que esse líder deve ter ligação de sangue com Maomé

Explicação:

Perguntas interessantes