"A Companhia de Jesus procurou levar o mais longe possível o seu esforço utópico de universalização do cristianismo, impulsionada pela Contrarreforma, consagrada no concílio de Trento (1543 - 1563). As instituições fundadas pela Companhia estavam comprometidas com um ideário religioso cujo objetivo primacial era ganhar uma nova consciência dentro da Igreja católica."A Companhia de Jesus foi criada por Inácio de Loyola, antes mesmo do Concílio de Trento, em 1534. A atuação dos jesuítas foi muito marcante em regiões coloniais como a América Portuguesa. A ação dos jesuítas foi marcada pelo(a)
A
enfrentamento armado contra os pregadores protestantes.
B
formação de exércitos cruzadistas para enfrentar os reformadores.
C
atuação na catequização e educação, construindo escolas e universidades.
D
conciliação com os reformadores protestantes para converter os moradores da América Portuguesa.
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa C) atuação na catequização e educação, construindo escolas e universidades.
Explicação: Basicamente os jesuítas vieram junto da expedição que trouxe Tomé de Sousa no Governo-Geral que foi o segundo sistema administrativo/ político para a colonização do Brasil por parte da Coroa Portuguesa, juntamente estavam Manuel de Nóbrega e outros cinco companheiros pertencentes à Companhia de Jesus. A missão dos jesuítas aqui era, primeiramente, estabelecer relações pacíficas com os nativos para iniciar um processo de catequização, ou seja, a conversão dos índios ao catolicismo.
Além disso, era atribuição desses religiosos promover a disciplina no clero existente na capitania e, à medida que catequizavam os nativos, os jesuítas procuravam adequá-los a um padrão de vida nos moldes europeus. Eles ainda cumpriram importante papel na defesa dos nativos contra a escravização. Ao longo da colonização, os conflitos entre jesuítas e os colonos que queriam escravizar os indígenas foram comuns.
Resposta:
a letra C
Explicação: