“A Companhia de Jesus foi quem introduziu a educação ocidental em território colonial. Com seu caráter conservador buscou a formação religiosa com ensino de lógica, latim, canto e jogos lúdicos, em que os princípios morais do cristianismo norteavam os conteúdos”. AGUIAR, G. da C.; CASTELEIRA, R. P. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Maringá: Unicesumar, 2020. p. 139. Analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para falsas. I. No Brasil, assim como nas colônias católicas onde a Ordem se estabeleceu, a prática dos padres jesuítas era voltada à conversão das pessoas nativas e instrução da cristandade. II. O professor, o padre jesuíta, era o elemento principal da educação. Tinha sobre sua responsabilidade a preparação diária de materiais de educação e correção de atividades, o que exigia demasiadamente dos mestres da Ordem. III. A presença dos jesuítas no Brasil constituiu fatores importantes para a educação, uma vez que conseguiu reunir todos os esforços da coroa portuguesa para dispor os meios de educar as massas populares indígenas, pois fundamentada nos ideais iluministas, a nobreza real visava proporcionar a liberdade, igualdade e fraternidade dos povos. IV. Após a expulsão dos jesuítas do Brasil, a educação passou a ser responsabilidade do Estado português. Entretanto, com o apoio das reformas pombalinas, ainda seguia-se o modelo e método jesuítico, visto que, o Marquês de Pombal era favorável a continuidade desses princípios educativos e para ele não seria necessário a realização de mudanças na área educacional. As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente: Alternativas Alternativa 1: V, F, V, F. Alternativa 2: F, V, F, V. Alternativa 3: F, V, V, F. Alternativa 4: V, F, F, V. Alternativa 5: V, V, F, F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
V,V,F,F
Explicação:
Os padres jesuítas tinham sólida formação cultural e estavam dispostos a todo e qualquer sacrifício para defender os princípios cristãos.
O afastamento dos jesuítas dessa região significava tão somente assegurar o futuro da América Portuguesa pelo povoamento estratégico. O interesse de Estado acabou entrando em choque com a política protecionista dos jesuítas para com os índios e melindrando as relações com Pombal, tendo esse fato entrado para a história como “uma grande rivalidade entre as ideias iluministas de Pombal e a educação de base religiosa jesuítica” (Seco; Amaral, 2006, p. 5).
Perguntas interessantes