História, perguntado por sarahnb, 8 meses atrás

A COMPANHIA DE JESUS é uma ordem religiosa católica que foi fundada em 1534, em Paris. Esta ordem é conhecida pelo seu “catolicismo militante”, caracterizado pelo esforço para a “ampliação da fé católica” em oposição à criação das chamadas Igrejas Protestantes. Tal ordem foi muito importante durante o período colonial brasileiro. Hoje existem cerca de 18 mil jesuítas no mundo. Sobre a atuação dos jesuítas no Brasil Colonial, podemos afirmar que: a) os jesuítas eram grandes defensores da liberdade religiosa, com destaque para os históricos sermões do padre Antônio Vieira em defesa deste princípio. b) nas Minas Gerais do Século XVIII, tivemos atuação do padre Antonil, membro da Cia. De Jesus, que divulgou as ideias do reformador Martinho Lutero na região. c) os jesuítas trabalharam fortemente na catequização dos indígenas e muitos defendiam a não escravização dos nativos americanos. d) os jesuítas foram contrários ao processo de colonização das Américas, afirmando que os europeus não tinham o direito de explorar novos territórios.

Soluções para a tarefa

Respondido por amimgbrl
8

Resposta:

c

Explicação:

A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras. Na Europa, o objetivo dos jesuítas era evitar o aumento do número de protestantes.

Respondido por juankalilrds
18

Resposta:

Letra C.

Explicação:

Confia no pai

Brincadeira, os jesuítas antes de serem expulsos do Brasil, fortemente trabalharam na catequização dos nativos indígenas, estabelecendo missões por todo o território colonial (não apenas português, mas espanhol também). Eram fortemente contra a escravização dos indígenas, e chegavam a desafiar a Coroa Portuguesa para defendê-los.


lauracunha0902: Kjdjdks obg
Perguntas interessantes