a) Como surgiu o termo “bíblia”?
b) Como os textos eram guardados antes de existirem os livros?
c) A Bíblia é composta de vários livros. Quantos livros tem a Bíblia dos evangélicos? E
dos católicos?
d) Em que língua foi escrito o Antigo Testamento? E o Novo Testamento?
e) Quantos anos levou para a Bíblia ser escrita?
f) Quais são os 5 livros que formam o “Pentateuco” e que foram escritos 1.500 anos
antes de Cristo?
g) O que significa “Cânon”?
h) Antes da imprensa como os livros eram reproduzidos?
i) Quais são os livros que antes não eram considerados “sagrados”, mas que depois
foram incluídos na Bíblia?
j) Quais são os 7 livros que a Bíblia Católica tem a mais e que não estão incluídos na
Bíblia do Protestantes?
k) Quais os 4 livros que Lutero sugeriu retirar da Bíblia dos Evangélicos?
l) O que são textos “Apócrifos”?
m) Quais são os principais textos bíblicos?
n) Pelo um ato de fé, o quê acreditam os cristãos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) O seu nome deve-se à lenda que dizia ter sido essa tradução um resultado milagroso do trabalho de 70 eruditos judeus, e que pretende exprimir que não só o texto, mas também a tradução, fora inspirada por Deus. A Septuaginta grega é a mais antiga versão do Antigo Testamento que conhecemos.
B) No Egito Antigo, o ancestral dos livros foi concebido através do papiro. ... Para se organizar esses documentos, as folhas de papiro eram pregadas umas às outras formando um único rolo. Por volta do século X a. C., a organização dos documentos escritos ganharam maior funcionalidade com a invenção dos pergaminhos
C) A bíblia como conhecemos é formada por um total de 66 livros, sendo 39 livros do antigo testamento e 27 do novo testamento. Existem também outros 7 livros que são conhecidos como apócrifos que não estão inseridos na bíblia dos evangélicos, mas estão na bíblia dos católicos.
D) A língua do Antigo Testamento é o hebraico, mas o Novo Testamento foi escrito num dialeto grego chamado coiné.
E) Segundo a tradição aceita pela maioria dos cristãos, a Bíblia foi escrita por 40 autores, entre 1500 a.C. e 450 a.C. (livros do Antigo Testamento) e entre 45 d.C. e 90 d.C. (livros do Novo Testamento), totalizando um período de quase 1 600 anos.
F) Religiões. Os judeus têm o Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio) como seu mais importante livro sagrado, o qual chamam de Torá. O restante do Antigo Testamento de acordo com a tradição protestante são chamados de Nevi'im e Ketuvim, coletivamente com a Torá chamados de Tanakh.
G) Um cânone ou cânon é um termo que deriva da palavra grega κανόνας, que designa uma vara utilizada como instrumento de medida, e que normalmente se caracteriza como um conjunto de regras (ou, frequentemente, como um conjunto de modelos) sobre um determinado assunto.
H) Gutenberg revolucionou o modo de se produzir livros. Isso se justifica pelo fato de que, antes da imprensa, os livros eram construídos à mão, artesanalmente, com escrita cursiva, geralmente à pena.
I ) A Epístola de Barnabé ...
Evangelho da Infância de Tiago. ...
Pastor de Hermas. ...
1ª de Clemente. ...
Evangelho de Tomé ...
A Didaqué
Apocalipse de Pedro
Epístola Perdida aos Coríntios
Terceira Carta aos Coríntios
O documento Q
J) Já a Bíblia católica possui, além desses 66, outros sete livros completos (Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Baruque, Sabedoria e Eclesiástico) e alguns acréscimos aos livros de Ester (10:4 a 11:1 ou a 16:24) e Daniel (3:24-90; caps. 13 e 14).
K) Hebreus, Tiago, Judas e o Apocalipse
L) Os Livros apócrifos (do latim tardio apocryphus, por sua vez do grego clássico ἀπόκρυϕος «oculto, secreto»), também conhecidos como Livros Pseudocanônicos, são os livros escritos por comunidades cristãs e pré-cristãs (ou seja, há livros apócrifos do Antigo Testamento) nos quais as comunidades cristãs não reconheceram
M) 19 – Romanos 6:23. ...
2 – Jeremias 29:11. ...
3 – Romanos 8:28. ...
4 – Filipenses 4:13. ...
5 – Gálatas 5:22. ...
6 – Provérbios 3:5.
11 – João 14:6
1 Corintios 13: 4-7
N) A maioria dos cristãos acredita que Deus é espírito (João 4:24), incriado, onipotente e eterno. O criador é o sustentador de todas as coisas, que resgata o mundo através de seu Filho, Jesus Cristo.
explicação :
desculpa se tiver alguma coisa incompleta ou incorreta