História, perguntado por Vitória79, 11 meses atrás

A- como se chama o santuário de Meca? Ele já existia antes de Maomé?

B- Qual a importância desse santuário para os muçulmanos?

C- Em que país atual a cidade de Meca está localizada?

D- Qual é a obrigação de todo muçulmano no que diz respeito a Meca?

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
17

A - O santuário (principal) da cidade de Meca se chama Caaba, uma construção de rocha em formato quadricular, na cor negra, que fica no centro da Grande Mesquita.

A expressão significa "casa sagrada", ou "casa proibida", e já existia antes mesmo do nascimento de Maomé, sendo muito mais antigo que a própria religião Islâmica. Originalmente abrigava uma série de ídolos pagãos adorados pelos povos da península arábica.

B - Ele é importante, hoje, por ser o local mais sagrado para a religião islâmica, tendo sido convertido do seu significado original (um local de adoração de ídolos pagãos) em um símbolo do monoteísmo islâmico.

A transformação deste lugar, que já era de grande importância cultural antes, em um local sagrado do Islã foi fundamental na história do próprio Islã, pois representou a vitória dos monoteístas no combate aos pagãos, combate (que pode ser entendido tanto simbolicamente quanto militarmente) que marcou a ascensão do Islã.

C - A cidade de Meca hoje se localiza na Arábia Saudita, o que acaba representando um problema geopolítico e cultural para muitos muçulmanos.

Apesar de  ser um local sagrado para todos os muçulmanos,  está sob o controle de um Estado sunita, que é uma das correntes do islã, o que já representa um problema para os muçulmanos xiitas, que não são muito bem vistos no país.

Além disto, a Arábia Saudita adota a interpretação wahabita do Islã, uma versão super conservadora da religião, vista como retrógrada por muçulmanos mais progressistas/secularizados.

D - Todo muçulmano tem, como um dos cinco pilares do Islã, a obrigação de fazer a Haj (ou Haje), palavra árabe que podemos traduzir como "peregrinação".

Na peregrinação devem ir, ao menos uma vez na vida, desde que tenham condições financeiras para tal, até a cidade de Meca e visitar a Caaba. Esta crença é tão importante no Islã que há até programas governamentais em países de maioria islâmica, como a Malásia, que cobram impostos dos seus cidadãos e investem o dinheiro em um fundo público que pode ser sacado pelos fiéis em um momento futuro. Este dinheiro é usado para fazer a Haj.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/3100427

Anexos:
Perguntas interessantes