A- Como o autor caracteriza a revolta liderada por Manoel Congo?
B- A quem coube a repressão da Revolta de Manoel Congo? Por quê?
C- O que é possível saber sobre os rebeldes com base em seus nomes?
D- O que se pode concluir sobre a escravidão no império brasileiro com base na punição dada aos rebeldes liderados por Manoel Congo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) Ele a caracteriza como uma manifestação de resistência escrava. A Revolta reuniu cerca de 200 escravizados da região da Pati do Alfares, destaca o fato de que a revolta foi protagonizada por escravos.
B) A repressão coube à Guarda Nacional, milícia armada formada por cidadãos com renda de no mínimo 100 mil reais. Cabia á Guarda Nacional manter a ordem Imperial escravista.
C) É possível dizer que eram, em sua maioria, africanos originários da região congo- angolana com culturas e línguas de matriz banto.
D) A punição dada aos rebeldes é uma prova de que a escravidão era uma instituição amparada por lei e que a insurreição escrava era considerada um crime, cuja pena era prevista no Código Criminal do País
a) O autor caracteriza a revolta como uma luta de resistência dos escravos.
b) A repressão da revolta foi feita pela Guarda Nacional.
c) É possível saber com base no sobrenome dos rebeldes (Congo, Moçambique e Angola) que vinham de países pertencentes à costa africana, regiões de onde alguns africanos partiam de maneira forçada para o Brasil.
d) Com base na condenação dos castigos dos escravos é possível identificar que eram tratados com máximo controle e que qualquer tipo de deslize realizado por qualquer um deles, eram perseguidos e condenados a punições severas.
As punições eram feitas, na maioria dos casos em praça pública para que poucos tivessem coragem para seguir o mesmo caminho e além disto, geralmente o líder da revolta era condenado à morte e seu corpo era exposto para servir como um exemplo a não ser seguido.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/49803928